Comida japonesa – quais os benefícios?

Veja como a comida japonesa tem vários benefícios para sua alimentação e como eles podem te ajudar a ter mais saúde.

No Brasil, o índice geral de obesos na população está perto dos 18%, enquanto no Japão não chega a 4%. Como isso é possível? Os fatores são diversos, mas o principal deles, é claro, é a alimentação. A facilidade de comprar ou cozinhar comidas gordurosas faz toda a diferença.

No Japão, desde criança, os habitantes são levados a conhecer a qualidade nutricional dos alimentos. As escolas nipônicas possuem pequenas hortas, onde os jovens ajudam a manter e, depois de prontas para a colheita, utilizam como ingredientes dos lanches servidos nas instituições.

Benefícios da comida japonesa

beneficios comida japonesa

Rica em proteínas: A culinária japonesa utiliza a soja, porém, sempre após a fermentação (molho de soja, o shoyu, tofu, missô). “A soja auxilia na redução de compostos anti-nutricionais, além disso, é uma boa fonte proteica para o organismo”, indica Caroline.

Boa para digestão: O uso de condimentos picantes como o gengibre e o wasabi que estimulam a digestão especialmente quando consomem o peixe cru. “O chamado equilíbrio entre os alimentos frios (crus) e quentes (condimentos picantes), contribui para o melhor equilíbrio das refeições japonesas”, completa a profissional.

Chá verde: Ajuda no bom funcionamento digestivo, por causa da presença de substâncias chamadas catequinas. Possui ação bactericida e antioxidante, ideal para corredores já que o stress físico gera radicais livres no organismo, que, em quantidade extrema, causa diversos malefícios, como fadiga, envelhecimento precoce. Pesquisas feitas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicam que o poder antioxidante do chá verde é muito superior ao das vitaminas C e E e K.

comida japonesa cha verde

Anúncio Patrocinado:

Os pequeninos naturalizam o consumo de comida saudável, nada é consumido com agrotóxicos ou sal em excesso. Da mesma maneira, os exercícios físicos são estimulados, e quando, já adultos, os japoneses possuem uma circunferência abdominal maior do que a indicada, os funcionários são liberados para se exercitarem, sem desconto das horas em seus contracheques.

Com a imigração japonesa pelos quatro cantos do mundo – no Brasil também, é claro – a alimentação saudável da terra do sol nascente se popularizou. Alguns dos principais ingredientes da culinária japonesa –peixes, algas e alguns outros frutos do mar – possuem índices de gordura baixíssimos, além de omega3, aquela que faz muito bem pra memória, pro sangue, ossos e ajuda a baixar o colesterol. Tudo ótimo para a saúde dos cidadãos. Por estas razões, está rapidamente se tornando uma das opções mais populares nos serviços de delivery, pois é uma excelente maneira de se alimentar saudavelmente.

A expectativa de vida no país asiático também é bem maior do que a do Brasil: quase 86 anos por lá (a maior do mundo) e 76 anos no Brasil, a 58º colocada. A meditação, artes marciais e até exercícios como o Tai Chi Chuan – uma espécie de mistura entre luta e meditação – também contribuem para números tão altos. Um exemplo a ser seguido!

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso explorar os benefícios da comida japonesa

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

 

 

 

 

 

 

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *