Psoríase: porque ocorre? qual o tratamento?


Psoríase é um problema complicado que muita gente tem sem saber, confira como e por que ocorre e qual o tratamento mais adequado!

Quem já tem a psoríase sabe o quanto essa doença é desagradável e ter que conviver com ela pode ser um problema para muitas pessoas. A psoríase é uma doença autoimune e é crônica, uma vez que você a tem, nunca mais ela sai do seu organismo, por outro lado é uma doença que o próprio organismo a ataca. A doença NÃO é contagiosa.

A psoríase é uma doença de pele que pode variar a sua gravidade, ou seja, ela pode aparecer de forma branda, como também de maneira mais agressiva podendo atacar até as articulações, levando o sujeito à incapacidade física.

psoríase

Psoríase: por que ocorre? qual o tratamento? (Foto: Divulgação)

Psoríase – por que ocorre?

A psoríase, como já foi dito é uma doença autoimune bastante comum, sua característica são lesões na pele na cor avermelhada que ficam escamando, elas surgem normalmente em placas, a maior frequência de aparecimento é em partes do corpo como: mãos, pés, cotovelos, couro cabeludo, joelhos, unhas e até na região genital. A lesão da doença pode cometer pequenas lesões que são localizadas, como também comprometer toda a pele.

Ainda não foi descoberta a causa da psoríase, estudos acreditam que o sistema imunológico ataca as células boas da pele, melhor explicando – o sistema imunológico dos humanos possui uma célula conhecida como “célula T” que combate elementos estranhos em todo o corpo humano, como as bactérias e os vírus para eliminá-los do corpo. Quando o indivíduo possui psoríase a célula “T” ataca também as células saudáveis da pele, como se fosse fazer a cicatrização de uma lesão ou curar uma infecção.

Isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem aumentando o número de glóbulos brancos que atacam as camadas da pele aparecendo lesões avermelhadas e acaba em um ciclo que nunca tem fim, só sessa quando ocorre o tratamento adequado.

Psoríase: por que ocorre? qual o tratamento? (Foto: Divulgação)

Genética é um fator importante

A genética também é um fator muito importante e tem papel determinante no surgimento da psoríase, porém alguns fatores ambientais também podem ser os causadores do aparecimento da psoríase. Uma em cada 3 pessoas tem parentes com psoríase, pressupõe-se que até 10% da população tenha genes da doença, mas apenas 2% ou 3 % desenvolvam a mesma.

Psoríase: por que ocorre? qual o tratamento? (Foto: Divulgação)

Alguns fatores podem desencadear a psoríase, são eles:

– Consumo excessivo de álcool

– Lesões na pele, como feridas, machucados, queimaduras de sol ou outras de natureza física, química, elétrica, cirúrgica ou inflamatória;

– Fumo

– Estresse

– Infecções de garganta e de pele

– Medicamentos, como alguns prescritos para transtorno bipolar, pressão alta e malária

– Variações climáticas

– Alterações bioquímicas, ou seja, do metabolismo de algumas substâncias na pele.

Psoríase: por que ocorre? qual o tratamento? (Foto: Divulgação)

Tratamentos para Psoríase

Existem vários tratamentos que podem ser feitos para a psoríase, mas todos apresentam o mesmo objetivo que é, normalizar a aparência da pele e diminuir as lesões para que não cresçam tão rapidamente. O tratamento vai depender do tipo de psoríase que o indivíduo apresenta, pode ser tratamento tópico, que é com cremes ou pomadas, como também pode ser sistêmico ou por fototerapia. Lembre-se apenas o médico poderá saber qual o melhor tratamento.Se você não tem plano de saude sugiro ler nosso artigo sobre o tema!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *