Niacina (Vitamina B3): O que é? Como atua no corpo?


Entenda como a Niacina (vitamina b3) age no organismo humano! A vitamina atua de maneira muito positiva no corpo, é essencial para prevenir uma série de doenças e pode ser enviada ao organismo através de diversos tipos de alimentos!

Também conhecida como vitamina B3, a Niacina é utilizada para ao tratamento de doenças cardíacas e para a redução do colesterol. A vitamina é eficaz até contra a depressão, já que é proveniente do triptofano, substância que dá a origem a serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar.No artigo de hoje vamos entender um pouco sobre seus benefícios.

Amendoins e castanhas possuem niacina. (Foto: Divulgação)

Amendoins e castanhas possuem niacina. (Foto: Divulgação)

O que Niacina?

A niacina é uma vitamina do complexo B, encontrada em plantas e animais e que é muito útil para a saúde do organismo humano. Assim como todas as vitaminas do complexo B, a ausência de B3 no corpo provoca uma série de complicações e compromete a saúde como um todo, para não correr o riso, é necessário uma dieta rica em verduras, legumes, cereais e carnes. Porém, também é possível consumir a niacina através de suplementos nutricionais.(como o suplemento megaforce por exemplo)

Um dos sintomas da falta de niacina no organismo é a dor de cabeça e a diarreia constante e formigamento na região do pescoço, mãos e pés. Em casos mais extremos, os problemas se agravam e causam demência, problemas sérios de pele e depressão.

Para que serve?

Na grande maioria das vezes a Niacina é utilizada para combater o colesterol alto e a triglicérides. Também é eficaz para ajudar a manter a saúde de quem sofre com problemas no coração e para prevenir ataques cardíacos, sendo uma grande aliada de fármacos com a mesma finalidade.


O filé de frango também é uma fonte de niacina. (Foto: Divulgação)

O filé de frango também é uma fonte de niacina. (Foto: Divulgação)

Apesar de não ser capaz de tratar da depressão sozinha, a Niacina é utilizada para complementar o tratamento contra doença, ajudando a elevar os níveis de serotonina no organismo. O sistema digestivo também é beneficiado através do consumo da vitamina, já que ela é capaz de regular o intestino e fazer com que nutrientes como o carboidrato e a proteína, sejam absorvidos pelas células.

Como atua a Niacina?

A Niacina atua de maneira variada no organismo. Ela é capaz de dilatar levemente os vasos sanguíneos, promovendo a melhora da circulação e sendo muito eficiente para quem sofre de pressão alta e outros problemas cardiovasculares.

A vitamina também é responsável por ajudar o organismo a gerar energia a partir dos alimentos. Ao ingerir produtos ricos em carboidrato, o corpo necessita sintetizar esse nutriente para prevenir sensação de cansaço e fadiga e isso só é possível se houver a presença de Niacina no corpo.

Como consumir?

As principais fontes de Niacina e a quantidade em miligramas são:

Frango – 100g contém em média 12mg de Niacina

Peixe (atum ou salmão) – 80g contém em média 10mg de Niacina

Café – Uma xícara contém em média 0,5mg de Niacina

Carne Vermelha – 100g contém em média 6mg de Niacina

Amendoim – 30g contém aproximadamente 4mg de Niacina

Onde comprar mais barato?

É possível comprar compostos naturais com Niacina em lojas como a Onofre, clique e confira:

A quantidade diária de Niacina recomendada para um adulto é de 15mg. Para bebês com até 1 ano de idade, o consumo não deve ultrapassar 3mg. Já para crianças com idade entre 2 e 5 anos o ideal é 6mg diariamente, devendo aumentar de maneira gradual, para que na adolescência o consumo da Vitamina B3 atinja a quantidade de 12mg diárias.

Conclusão

Bom pessoal, espero que consigam melhorar sua saúde com essas dicas ok?

Para quem precisa emagrecer, já falamos aqui do fitburn, que pode ajudar bastante

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *