Moda

Moda pós-pandemia, como será?


Com as transformações na sociedade, a moda passou por diversas mudanças. Confira quais serão as apostas do novo normal.

Após quase dois anos de pandemia, o mundo da moda precisou se adaptar às novas necessidades das pessoas. Tanto pela mudança no comportamento de compra, quanto pelos hábitos da sociedade, a indústria – não só fashion – precisou se reinventar para retomar a conquista dos consumidores.  

Com a entrada da quarenta e, consequentemente, do trabalho remoto, peças que estavam em alta, como sapatos de salto, armações de óculos de sol e bijuterias, foram deixadas de lado, abrindo espaço para itens mais confortáveis e funcionais. 

 

Quer saber o que esperar no futuro do mundo fashion? Então, confira abaixo as principais tendências do comportamento da moda pós-pandemia:

Modo de consumo

Levando em consideração todas as mudanças e cuidados em que todos foram obrigados a adotar pela pandemia, esses comportamentos nos levaram a questionar e a refletirmos a respeito do nosso consumo. 

modas

O impacto do fechamento das lojas físicas do comércio não essencial em razão do COVID-19 provocou um aumento significativo da busca por fazer compras virtuais de roupas e acessórios. Seus desdobramentos impactaram demasiadamente a indústria da moda – setor que movimenta a economia do Brasil e muitos países no mundo.

 

Com isso, a saída das pessoas das ruas durante o período de pandemia revolucionou o mercado fashion. O fato das pessoas não poderem mais comparecer fisicamente às lojas, fez com que plataformas de venda on-line fossem largamente implementados, tendo a maior alta já registrada em 13 anos, segundo matéria publicada pelo G1 em Março de 2021 

Priorização do conforto

Antes da pandemia estar sempre de acordo com as últimas tendências do universo fashion era o ponto principal de qualquer it girl. Com as mudanças de comportamento, a moda também precisou se adaptar, priorizando peças que traziam conforto em todos os momentos.

 

Desta forma, tivemos o surgimento do estilo loungewear, que consiste em ter um guarda-roupas com peças mais leves e acolhedoras, como conjuntos de moletons, sleep dresses e calças de cortes mais amplos.

O básico é o luxo

A moda pós pandemia dependerá muito mais de uma reconstrução de valores, pois o consumidor mudou sua relação com as atividades do dia a dia. A tendência é recusar o excesso e o novo luxo será focar apenas no que é de fato necessário.

 

Desta forma, é possível notar que durante a pandemia houve um grande aumento na procura por coleções de moda cápsula, que tem como objetivo trazer peças que combinam entre si. Assim, é possível montar uma infinidade de visuais, porém, com uma quantidade menor de itens.

Moda sustentável

O setor da moda deverá traçar um novo caminho para atender às novas exigências do consumidor. De sustentabilidade ao bem estar coletivo, que coopere com o equilíbrio entre conforto e estilo e que percebam que valores de pertencimento importam aos consumidores que estão muito mais atentos às cadeias de produção de moda e de tudo que é consumido com base em sustentabilidade. 

moda pos pandemia

Segundo dados do Sebrae, neste período de quarentena já tivemos um crescimento de mais de 20% novos empreendimentos de venda de “peças de segunda mão” – os famosos brechós online. Esse fato mostra como a visão da sociedade está sendo transformada, dando muito mais importância às suas verdadeiras necessidades, do que as tendências fast fashion. 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *