Infecção Intestinal: Por que ocorre? Como evitar?


Infecção intestinal é um problema grave e também conhecida como gastroenterite aguda, a doença provoca fortes dores na barriga, febre, diarreia e vários outros sintomas.

Existem muitos problemas em nosso corpo que ocorrem e nem sabemos como lidar com eles. E um desses é a Infecção Intestinal. Ela é causada após a ingestão de alimentos contaminados por vírus ou bactérias prejudiciais ao organismo.A infecção intestinal pode ser prevenida a partir de cuidados básicos com a alimentação. Ao se manifestar no organismo dificilmente evolui para quadros mais graves, mas causa sintomas extremamente prejudiciais à saúde. O tratamento contra a doença deve ser iniciado o quanto antes.

Para evitar o problema, é muito importante cuidar da alimentação. (Foto: Divulgação)

Para evitar o problema, é muito importante cuidar da alimentação. (Foto: Divulgação)

Infecção intestinal – por que ocorre?

A doença ocorre quando vírus e bactérias são enviados até o intestino através da boca, através da alimentação, contato da boca com mãos ou objetos sujos. A infecção se manifesta com frequência quando o sistema imunológico está enfraquecido e é mais comum em idosos e crianças.

Quando o vírus ou bactéria entra em contato com o intestino provoca uma série de reações prejudiciais ao organismo. A eficiência do processo de digestão é comprometida, os nutrientes não são absorvidos como deveria, assim como água, fato que torna o corpo cada vez mais fraco. Por este motivo, é importante escolher muito bem quais alimentos e bebidas consumir durante a infecção intestinal.

Os sintomas variam de acordo com o estado de saúde do infectado, no entanto, é comum a dor no intestino, a diarreia, sangue nas fezes, febre e a falta de apetite. Eles devem ser tratados de imediato para que nenhum outro problema se desenvolva no organismo, a diarreia, por exemplo, pode causar um quadro grave de desidratação se permanecer por muitos dias, provocando a morte do infectado.


Dor no intestino é um sintoma típico. (Foto: Divulgação)

Dor no intestino é um sintoma típico. (Foto: Divulgação)

Infecção Intestinal Como tratar?

O tratamento da infecção intestinal pode ser feito deve ser feito com o auxílio de soro e remédios para controlar a febre, se houver. É fundamental evitar alimentos que possam prejudicar ainda mais o organismo e favorecer a ação do vírus ou da bactéria no intestino.

Vale a pena incluir no cardápio frutas sem casca, pão branco, carne branca, iogurte, sucos e chás, desde que não sejam compostos por cafeína. Comidas como a feijoada, carne de porco e queijos amarelos devem ser evitados ao máximo, já que a grande quantidade de gordura presente nesses alimentos pode contribuir com a atividade intestinal e fazer com que a diarreia se torne ainda mais frequente.

Para ajudar a fortalecer o corpo e evitar a desidratação, é recomendado um soro natural feito de 1 litro de água filtrada, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de açúcar. Basta misturar todos os ingredientes e tomar pelo menos quatro vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam. Não há nenhuma contraindicação.

Por conta da desidratação, muitas vezes é preciso que o infectado se alimente por sonda. Caso nenhuma dessas medidas funcione e a infecção intestinal não apresentar sinais de melhora, é necessário procurar um médico e realizar o tratamento com medicamentos específicos ou até mesmo internação.

Importante

Procure sempre seu médico, não fique em casa sofrendo e se auto medicando ok?

Já falamos aqui antes sobre os sucos detox e como eles podem ajudar sua saúde.Sugiro a leitura do artigo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *