Biotina: veja como ela ajuda seus cabelos!


Biotina pode deixar seus cabelos mais fortes e nutridos, saiba tudo sobre ela!

Quem usa shampoos de boas marcas ou nutricosmeticos, com certeza já ouviu falar na biotina. Entre outras coisas, ela é muito importante para manter a boa aparência da pele, cabelos e unhas, uma vez que ajuda no tratamento de acne, previne alopecia ligada a queda capilar e seborreia, e ainda ativa o metabolismo celular. No artigo de hoje, saberemos mais sobre ela.

Biotina – do que se trata?

biotina cabelo

Indo direto ao assunto, a  biotina é uma coenzima do complexo B, conhecida como vitamina B7, com alta capacidade de sintetizar nutrientes.Ela age como precursora de enzimas do tipo carboxilases, que são essenciais ao organismo pela grande responsabilidade de absorver, separar e direcionar vitaminas que consumimos, em especial, aquelas provindas de ácidos graxos, carboidratos e proteínas.

Crescimento das células (núcleo celular), manter a glicose sob controle, compor cabelos e unhas são atributos da Biotina, que começou a ser mais valoriza em 1916, por apresentar relevância em pesquisas com roedores.Ela trabalha na metabolização de gorduras, carboidratos e proteínas, auxiliando na geração de energia e na produção de ácidos que mantêm a pele, as unhas e o cabelo saudáveis.

Quais seus benefícios para o cabelo?

A biotina auxilia na absorção da queratina, principal componente do fio capilar. Atua ainda, no fortalecimento da raiz, sendo eficaz na prevenção e no tratamento da queda de cabelo. A quantidade de biotina recomendada para um adulto saudável é de 30 microgramas por dia, sendo facilmente consumidas ao longo das refeições.Alguns dos seus benefícios:

Combate a queda dos cabelos;
Renovação da pele;
Redução do colesterol;
Fortalecimento das unhas;
Auxilia no tratamento de emagrecimento.

biotina


A Biotina age no nosso corpo como uma enzima gerando energia para o organismo e produzindo ácidos necessários para um bom desenvolvimento da pele, cabelos e unhas. A biotina também funciona como um agente calmante.

Como consumir a biotina?

As fontes naturais de biotina incluem cereais integrais, farelo de arroz, aveia, cevada, semente de girassol, lentilhas, nozes, cenoura, grão de soja, fígado, peixe, ovo entre outros. No entanto a quantidade em plantas pode variar de acordo com a estação e a estocagem. Também, no ovo cru existe uma glicoproteína a avidina que é capaz de se ligar de maneira não-covalente na biotina e é capaz de inibir sua absorção e ação, mas o cozimento pode impedir este bloqueio.

Você pode encontrar suplementos de biotina em farmácias de manipulação, como a Farmácia eficácia, clique e confira:

De acordo com a European Food Safety Authority (EFSA), a ingestão de alimentos ricos em biotina contribui com o metabolismo regular dos macronutrientes, a manutenção da pele e das membranas mucosas, e o funcionamento normal do sistema nervoso.
A lista abaixo, com informações da Universidade do Estado de Oregon nos Estados Unidos indica qual a ingestão adequada diária de biotina:
Bebês de zero a seis meses: 5 mcg (microgramas) por dia;
Bebês de sete a 12 meses: 6 mcg por dia;
Crianças de um a três anos: 8 mcg por dia;
Crianças de quatro a oito anos: 12 mcg por dia;
Crianças de nove a 13 anos: 20 mcg por dia;
Adolescentes de 14 a 18 anos: 30 mcg por dia;
Adultos a partir de 19 anos de idade: 30 mcg por dia;
Mulheres gestantes de todas as idades: 30 mcg por dia;
Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 35 mcg por dia.

É preciso expressa recomendação do seu médico para comprar e consumir ok?

Conclusão

esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso deixar os cabelops mais nutridos com a biotina

Referências:

Zempleni J, Hassan YI, Wijeratne SS (2008). “Biotin and biotinidase deficiency”. Expert Rev Endocrinol Metab. 3 (6): 715–724. doi:10.1586/17446651.3.6.715. PMC 2726758 Freely accessible. PMID 19727438.

Marquet A, Bui BT, Florentin D (2001). “Biosynthesis of biotin and lipoic acid”. Vitam. Horm. Vitamins & Hormones. 61: 51–101. doi:10.1016/S0083-6729(01)61002-1. ISBN 978-0-12-709861-6. PMID 11153271

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *