Alimentos energéticos: conheça os melhores!


Conheça os melhores alimentos energéticos! Eles contribuem com a disposição, eliminam a sensação de cansaço e são extremamente saudáveis. Incluir esses alimentos nas refeições diárias só traz benefícios ao organismo.

O café, o açúcar e o chocolate são popularmente conhecidos por fornecerem energia ao corpo, porém, o consumo exagerado desses alimentos não é saudável. Além de inibir o apetite por frutas e verduras, o açúcar e o chocolate em excesso são responsáveis pelo acúmulo de gorduras no copo, já o café causa dores de cabeça, irritação no estômago e enfraquece os dentes.

A berinjela pode ser uma fonte de energia para o organismo. (Foto: Divulgação)

A berinjela pode ser uma fonte de energia para o organismo. (Foto: Divulgação)

Melhores alimentos energéticos para consumir

Existem muitas opções de alimentos que são fontes de energia e ao mesmo tempo benéficos. Confira!

Batata Doce

A batata doce é composta por um carboidrato complexo, com índice glicêmico extremamente baixo, promovendo a liberação do açúcar no organismo de maneira gradual e extremamente lenta. Além de fornecer energia, a sensação de saciedade também é prolongada.

Berinjela

A alta concentração de antioxidantes faz com que esse alimento seja capaz de auxiliar o rejuvenescimento celular, mantendo a saúde sempre em dia. A berinjela controla a pressão arterial, portanto, reduz os riscos de problemas cardiovasculares. O consumo desse vegetal também prolonga a saciedade.

Pães

Apesar de compostos por poucos nutrientes, os pães são ótimas fontes de energia para o organismo, por este motivo, são sempre recomendados para complementar o café da manhã. A versão integral é rica em fibras, portanto, é mais saudável.


Frango

Um alimento extremamente saudável e uma das principais fontes de proteína da alimentação humana. Incluir o frango no cardápio é uma ótima maneira de fornecer energia para o corpo sem correr o risco de ganhar peso, o alimento contribui com o fortalecimento dos músculos e deve fazer parte da dieta de quem prática exercícios físicos regularmente.

Abóbora

Composta por diversos tipos de vitaminas e minerais, entre eles, vitamina A, C e E, ferro, magnésio, potássio e cálcio. A combinação de tantos nutrientes só apresenta benefícios ao organismo, também rica em fibras e água, em apenas uma porção a abóbora é capaz de fornecer energia ao corpo durante horas.

Incluir ovos na dieta também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)

Incluir ovos na dieta também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)

Ovos

O ovo é um dos principais alimentos do café da manhã americano, isso porque contém grande quantidade de proteínas e apesar das controvérsias, é extremamente saudável. Auxilia no bom funcionamento de diversos órgãos. A quantidade ingerida diariamente deve ser controlada e o modo de preparo livre de gordura, apenas um ovo cozido é o suficiente para manter a energia.

Sardinha

Assim como o salmão e o atum, a sardinha é rica em ômega 3, um ácido graxo essencial para a saúde. Esse nutriente fornece ao corpo um tipo de gordura benéfica, que além de ser uma fonte energética, previne o colesterol alto e contribui com a saúde do sangue.

Banana

É uma das frutas com maior valor energético, composta por vitaminas do complexo B, vitamina A, C e minerais. Possui pouca caloria e ainda contem fibras, portanto, a sensação de saciedade é prolongada e a chance de ganhar peso ao consumir esse alimento é inexistente, ela é fundamental na dieta de atletas.

Bom pessoal, espero que tenham curtido o artigo e que consigam consumir alimentos energéticos com sucesso ok?