Oleo de Coco faz mal? Saiba tudo aqui!

Estudos recentes apontam que Oleo de coco faz mal, ao contrário do que a midia divulga. Qual a verdade? Fique por dentro do caso aqui.

O óleo de coco, tão indicado pelas pessoas para uso interno e externo, acaba de ser estudado e ter suas ações no organismos provadas. Mas o que os pesquisadores dizem é que na verdade o óleo não faz bem e pode fazer mal. Há até sites que recomendam o uso interno, sem misturar em vitaminas, mas tomando uma colher do óleo. Outros até recomendam colocar no café.

Oleo de Coco faz mal?

                 Afinal, o Oleo de coco faz mal? Foto: divulgação

O óleo de coco é rico em gorduras insaturadas, assim como o óleo de palma (que é componente da Nutella e também está sob investigação sob o risco de formar substâncias que causam câncer no organismo). É um óleo que é caro por causa da moda de recentemente, onde as pessoas fazem tudo para emagrecer. Custa em torno de R$ 20,00 e as pessoas o associam com vários beneficios como emagrecer, antioxidante, como antimicrobiano para aplicação tópica porém nos testes não foram observados nada disso. O que eles viram é que o consumo não influencia em absolutamente nada no organismo. É um óleo incolor que em temperatura ambiente fica transparente, mas quando colocamos na geladeira fica pedrado e branco, necessitando de aquecimento para voltar à textura anterior. E pelo contrário, eles estão investigando agora para saber se há malefícios a saúde. Com as fake news hoje em dia, qualquer alegação nas redes sociais sobre algo, as pessoas já vão acreditando porque não é na fonte que elas confiam, mas na pessoa que compartilha a notícia.

Anúncio Patrocinado:
   

De acordo com o UOL notícias:

“O complemento não só não emagrece como pode trazer diversos riscos à saúde. O alerta é da endocrinologista e presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Rosana Radominski:

Não existe comprovação científica de que o óleo de coco emagreça ou traga esses benefícios prometidos. Muito pelo contrário, ele nada mais é do que gordura saturada, que aumenta muito os níveis de colesterol ruim no organismo, provoca aumento do nível de triglicerídeos, sobrepeso e pode trazer problemas cardiovasculares e sobrecarga hepática a quem ingerir em altas quantidades, explica a especialista.

Outras lendas que as pessoas acreditam é que faz bem para o cabelo e de fato faz bem, como outros óleos, deixando-os mais brilhosos e com aspecto natural, porém para quem tem caspa pode até piorar, pois quem tem isso fica com as raízes e couro cabeludo oleoso e piora o problema. Outro uso é na pele para previnir acne, mas ele faz aparecer mais pois tampa os poros da pele com sua textura gordurosa.

Saiba mais sobre o Coco

O Coco é uma fruta drupa extraída da planta Cocos nucifera, uma palmeira cosmopolita presente em todo o mundo e que se distribui pelo mundo por meio de suas frutas boiando na água até chegar a outros continentes. O óleo é extraído da parte branca do coco, que é rica em gorduras. Na semente chama-se de endosperma, que é a parte que alimenta o embrião (pequena plantinha dormente) enquanto este não é plantado.

Conclusão

É sempre importante entender todas as informações que encontramos pela internet, mas principalmente consultar nosso médico antes de iniciar o uso de qualquer substância em sua dieta.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *