Melatonina: como funciona? Quais os efeitos?

Saiba tudo sobre a Melatonina, uma substância muito utilizada na fabricação de suplementos alimentares. Descubra como ela deve ser ingerida e conheça os principais efeitos no corpo.

O objetivo da Melatonina não é auxiliar o emagrecimento ou repor nutrientes no organismo. A substância, quando ingerida na dose certa, tem a capacidade de proporcionar noites de sono mais tranquilas.

A Melatonina melhora a qualidade do seu sono. (Foto: Divulgação)

Embora não tenha registro na Anvisa, a melatonina é comercializada em outros países, como Estados Unidos, Portugal e Espanha.

O que é Melatonina?

A insônia ou qualquer outro distúrbio do sono compromete o descanso durante a noite. O indivíduo se vira de um lado para o outro da cama e não consegue dormir de verdade.

No dia seguinte, as consequências da insônia são bem desagradáveis. A pessoa que passou a noite em claro sofre com problemas de memória, dificuldades de concentração, cansaço ao longo do dia, irritabilidade, baixa produtividade e prejuízo no convívio social.

A Melatonina é um hormônio sintético que procura combater a insônia. Ela melhora a qualidade do sono e também garante um descanso mais profundo.

Como funciona a Melatonina?

A melatonina é uma substância produzida pelo próprio corpo humano, mais precisamente por uma pequena glândula localizada no cérebro. Ela é sintetizada no período da noite, quando não há uma fonte de luz no ambiente. Portanto, a escuridão estimula a síntese do hormônio.

Depois de ser produzida, a melatonina se espalha pelo corpo através do sangue. Ela adentra às células facilmente e, assim, faz o indivíduo mergulhar em um sono profundo sem dificuldades.

Anúncio Patrocinado:
   

Quais são os efeitos da melatonina?

A síntese da melatonina oferece muitos benefícios para o corpo, que vão além de uma boa noite de sono. A substância também:

– combate o envelhecimento precoce;
– trata distúrbios do sono;
– previne câncer;
– auxilia o tratamento de Parkinson;
– combate os radicais livres;
– previne dores de cabeça;
– facilita a recuperação do corpo após o treino;
– ajuda a perder peso;
– previne acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Efeitos colaterais

Quando consumido em excesso, o suplemento de melatonina tem efeitos colaterais. O consumo exagerado da substância pode resultar em tontura, dores de cabeça, irritabilidade, dor de estômago, sensação depressiva e sonolência diurna.

Como tomar?

A dose diária de melatonina, recomendada pelos especialistas, é de 5 mg. Normalmente o tratamento começa com uma dosagem menor, que aumenta conforme a necessidade do indivíduo. A administração acontece via oral, endovenosa, spray ou intramuscular.

Preço do suplemento de Melatonina

Na internet, você encontra cápsulas de Melatonina à venda. Uma embalagem com 100 tabletes de 3mg, fabricada pela Optimum Nutrition, custa R$54,90. O produto de suplementação está disponível na loja virtual América Vitaminas.

Você quer melhorar a qualidade do seu sono e ainda por cima combater o envelhecimento precoce? Então comece a usar o suplemento à base de Melatonina.

Restou alguma dúvida sobre a substância que ajuda a dormir melhor? Deixe um comentário com a sua pergunta.

Já falamos aqui também sobre o viva hair para os cabelos, sugiro a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *