Calos nos pés: por que ocorrem? Como cuidar?

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



Saiba tudo sobre os calos nos pés, um problema que se manifesta tanto em homens quanto em mulheres. Entenda melhor por que ocorre e veja dicas para cuidar.

Os calos são dolorosos, irritantes e prejudicam a estética dos pés. Se você sofre com esse problema, então saiba que é possível aliviar a dor e até mesmo se livrar definitivamente das calosidades.

Calos nos pés por que ocorrem Como cuidar 1

Por que ocorrem calos nos pés?

Os calos são causados pelo atrito ou pressão que um sapato exerce sobre a pele dos pés. Em geral, as calosidades estão associadas ao uso de um calçado inapropriado ou a prática de alguma atividade física.

Quando surge nos pés, o calo parece um problema simples, mas é importante ter cuidado. Em alguns casos, a situação se torna mais complicada, pois a simples calosidade evolui para alterações na pisada e até mesmo pode causar deformações na estrutura óssea.

A formação de calos é uma tendência natural da pele, portanto, ninguém está de fato protegido do problema. As calosidades, no entanto, podem sofrer alterações peculiares se a pessoa tiver outros problemas de saúde, como diabetes ou problemas vasculares.

Um grupo de risco em potencial é formado pelos idosos. Eles estão mais vulneráveis aos calos graves porque a pele tem bem menos elasticidade e se desgasta facilmente. Por isso é comum pessoas com mais de 60 anos sofrerem com calosidades nos dedos e na planta do pé.

Anúncio Patrocinado:
   

Como cuidar dos calos nos pés?

Calos nos pés por que ocorrem Como cuidar

Antes de iniciar o tratamento dos calos nos pés, é muito importante entender a origem do problema. Faça uma visita ao podólogo e peça para ele examinar os seus pés. Somente esse profissional tem condições de identificar a fonte de pressão que está resultando no aparecimento de calos.

Na consulta com o podólogo, o paciente recebe uma indicação de remédio. Há uma variedade de preparações que ajudam a tratar os sintomas dos calos, inclusive a dor e o incômodo ao caminhar.

Tratamentos caseiros

Algumas pessoas optam por tratamentos caseiros para tirar calos dos pés. Um remédio natural, que costuma ser muito preparado, consiste na combinação de 3 paus de alcaçuz moídos com ½ colher (chá) de óleo de mostarda e ½ colher (chá) de óleo de sementes de gergelim. É necessário passar a mistura da região com calos minutos antes de dormir. Com o tempo, a calosidade ficará menor.

Caso você queira usar algum remédio caseiro para calos nos pés, tome muito cuidado. Essa parte do corpo é extremamente úmida e quente, por isso o ambiente é propício para infecções. A situação se torna ainda mais complicada se o calo apresenta algum tipo de corte.

Como prevenir calos?

Você quer prevenir calos? Então veja a seguir algumas dicas rápidas:

  • Mantenha as unhas dos pés cortadas e lixadas.
  • Use sapatos confortáveis.
  • Faça escalda-pés com água morna e sais.
  • Nunca corte ou fure o calo
  • Escolha um bom hidratante para usar nos pés, isso reduz o aspecto ressecado do calo.

E aí? Ficou alguma dúvida a respeito de calos nos pés? Deixe a sua pergunta nos comentários e a gente ajuda você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *