Treino HIIT para emagrecer: intensidade e resultado rápido!


Você conhece essa modalidade de exercícios intensos que prometem alta queima calórica e resultado em pouco tempo? Quer saber como  funciona o treino HIIT e  quais são as indicações? Clique aqui e leia esse texto até o fim!

HIIT

Treino Intervalado de Alta Intensidade.

O que é o Treino HIIT?

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.

Você pode fazer HIIT com praticamente qualquer tipo de exercício: calistenia, corrida, bike (normal ou ergométrica), natação, remada, batendo no saco de pancadas, flexões etc. Se voce procura resultado em pouco tempo você deve considerar praticá-lo! Siga a leitura!

Vantagens

A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas!
Melhora também a Capacidade Cardiovascular, pois aumenta a absorção de oxigênio (V02 Max ou capacidade aeróbica) de forma mais rápida do que exercícios aeróbios de baixa intensidade, bem como, auxilia a produção de hormônios para lipólise.
Além das pesquisas evidenciarem um maior gasto calórico, que para quem quer emagrecer essa é uma excelente alternativa, o HIIT pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho. Também não precisa ser feito necessariamente em aparelhos aeróbicos. As possibilidades são praticamente infinitas. Pessoas iniciantes, intermediárias e avançadas podem se beneficiar do HIIT, pois cada um segue o seu ritmo. O importante é manter-se em constante movimento, sem parar para descansar.

HIIT-resultados

Indicações

Ele é indicado para grande parte das pessoas que buscam emagrecer, desde que sejam respeitadas as individualidades. É recomendado para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, ter definição muscular e melhorar o condicionamento físico! Mesmo pessoas obesas, podem ter excelentes resultados, desde que seja usado um exercício compatível com sua condição.

Para isso, questões biomecânicas e articulares precisam ser levadas em conta. Além disso, uma questão muito importante das indicações do HIIT é a progressão, falaremos mais dela adiante, mas a princípio esclarecemos que esse é o desenvolvimento da intensidade das atividades, a condição atual não será mais  a mesma daqui a 3 meses de treino.

Treino

É a forma de realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade. No período do treino, é necessário executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um “intervalo” predefinido, em que será reduzida a intensidade do exercício, mas você o praticante não poderá parar até que o tempo estipulado seja completado.

Progressão 

A progressão é um conceito vital para quem pratica exercícios físicos, tanto que faz parte dos princípios do treinamento. Por isso, aumentar  o volume ou a intensidade da sessão de treinamento é fundamental para conseguir melhores resultados. No caso específico do HIIT, mesmo sendo exercício de alta intensidade, em certos momentos  é necessário aumentar o volume de treino.

Existem muitas maneirras para aumentar a progressão do treinamento intervalado de alta intensidade. Porém, para pessoas inexperientes ou sedentárias, pode-se iniciar os treinos com estímulos aeróbios contínuos que vão de 20 a 30 minutos, ou ainda, pode-se realizar este tipo de exercício de forma parcelada (3x 10 minutos, por exemplo), com intensidade moderada, que vai de 65 a 85% da FCM. Isto vai fazer com que o corpo se adapte e tenha uma boa base para momentos de maior intensidade.

Desta maneira, é possível chegar a programas mais intensos, com atividades 1 por um 1 minuto, em que o intervalo que pode ser passivo ou ativo. As variações neste caso são imensas e o treinador deverá indicar a melhor maneira para a execução dos exercícios.

Passo a passo do HIIT:

  1. Aqueça por 5 minutos.
  2. Comece os exercícios para elevar a sua frequência cardíaca e preparar o seu corpo para a série de exercícios que você realizará.
  3. Execute cada exercício com a máxima velocidade, sem parar por 1 a 2 minutos,
  4. Siga até a repetição máxima. Repita a rodada até completar 20 minutos.
  5. No final, faça um alongamento por 5 minutos para relaxar.
Existem muitas formas de se exercitar, procure as suas!

Existem muitas formas de se exercitar, procure a que melhor funciona pra você!

Quer fazer em casa? Conheça o Queima de 48 horas!

queima de 48 horas

O objetivo do Sistema Queima de 48 Horas é ajudar o corpo a queimar muita gordura sem precisar de horas de treino.os atletas que realizaram os exercícios de alta intensidade Hiit obtiveram um resultado duas vezes melhor do que os atletas que fizeram os chatos e velhos exercícios da academia.O legal desse sistema é que os exercícios podem ser feitos em casa, e sem a ajuda de aparelhos — você usa o seu próprio corpo como base.O sistema foi criado por um profissional formado em educação física e  personal trainer Vinícius Possebon;

Agora vamos aos principais pontos positivos do Queima de 48 horas:

  • Os exercícios são simples, rápidos, podem ser feitos em casa sem ajuda de aparelhos, e realmente ajudam a emagrecer, fortalecer os músculos e definir o abdômen;
  • Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa (desde que não exista nenhuma limitação física grave). Além disso, o sistema é dividido em etapas de acordo com o preparo físico de cada pessoa: iniciante, intermediário e avançado;
  • Os exercícios que o Vinícius ensina fazem o corpo queimar gordura mesmo quando está em repouso, portanto, literalmente, seu corpo queimará gordura mesmo enquanto você estiver dormindo;
  • Além dos exercícios, o Vinícius também ensina como se alimentar corretamente para ajudar o corpo a queimar mais gordura em menos tempo;

 

botao acesse agora

Atenção aos cuidados especiais!!
Tendo em vista que essa modalidade de exercícios exige muito dos nossos corpos, já que são requisitados períodos de alta intensidade,   o HIIT não deverá ser praticado todos os dias. Portanto, no máximo três vezes por semana, é suficiente para obter resultados como o ganho de massa muscular e outros. Seja responsável, cuide da sua saúde!

Gostou dessas dicas? Deixe abaixo a sua opinião, comentários ou sugestões.

 


3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *