Patins: quais os beneficios desse exercício?


Quem pensa que essa atividade é só brincadeira de criança, está muito enganado, inclusive, o patins vem reconquistando mais e mais adultos. Clique aqui e confira todos os benefícios!Patinacao- beneficios

Andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdome e aos glúteos, e queima de 500 a 800 calorias na primeira horinha de diversão. E tem gente que acha que patins é coisa da infância. Quem pensa assim não tem noção que andar meia hora de patins equivale a meia hora de corrida! Tudo isso, com aquele ar de diversão e ainda, com menos impacto que a “running” (corrida).

As vantagens do Patins:

Ao exigir do patinador o equilíbrio sobre o “calçado” instável, a atividade também faz com que a pessoa mantenha o corpo permanentemente contraído, principalmente as regiões citadas acima, trabalhando a concentração, coordenação motora, resistência muscular, agilidade e até alguns reflexos, para evitar as possíveis (e normais) quedas. E justamente por forçar uma postura adequada à realização do movimento, que é a correta (barriga pra dentro e costas retinha), a patinação é recomendada a pessoas que têm desvios ou dores na coluna.

Outra vantagem da modalidade é o bem-estar psicológico. Para os apaixonados, ela é capaz de divertir, além de proporcionar o gasto de energia e trabalho muscular, pois causa sensações de liberdade e emoção. Além disso, como pode ser praticada ao ar livre e individualmente, também é muito democrática. É só colocar os patins e deslizar!patinacao


Como começar:

  1. Procure um professor. Há diversas empresas que dão aulas de patins nos parques e calcadões urbanizados das praias, ensinando desde os primeiros passos até manobras mais elaboradas.
  2. Se você está começando a patinar, inicie treinando de duas a três vezes por semana, por 30 minutos.
  3.  Equilibre-se. Divida o peso do corpo entre pernas. Se apoiar na parede ou corrimão ajuda a criar confiança e a trabalhar o equilíbrio.
  4.  Solte-se. Mantenha os pés apontados, suavemente, para fora, em forma de V, e alterne o peso entre as pernas, estendendo uma enquanto a outra desliza (semiflexionada).
  5. Não tenha medo de cair. Utilize os equipamentos de segurança adequados, como joelheira, munhequeira, cotoveleira e capacete, para evitar traumas. Além de tudo, oriente-se com um profissional do ramo, para aprender cair da maneira correta.
  6. Use os freios: geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e, para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio.

Mais algumas dicas :

Se você quer melhorar a sua performance com os patins, faça outros exercícios aeróbios como a corrida, a bicicleta ou outra que goste, três vezes por semana, de 30 a 50 minutos, alternando a intensidade do exercício, musculação de três a cinco vezes por semana e aulas de alongamentos de duas a três vezes por semana, fora os alongamentos antes e depois. Assim você alcança muitos resultados, entre eles:
  • Melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos).
  • Aumento da resistência muscular.
  • Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos.
  • Melhora da flexibilidade e mobilidade articular.
  • Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação.
  • Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas.
  • Queima muitas calorias. Esta queima calórica é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação.
  • Sensação de bem estar e de juventude.patins-retro

 É bom também manter uma dieta balanceada! Dieta e execícios são seus aliados para manter seu corpo em forma, mais saudável e por consequência livre de doenças!

Gostou desse texto? Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *