Proteção para os olhos: quando as luzes do celular e do sol são prejudiciais?


Fica muito tempo com as luzes do celular nas vistas? Você protege seus olhos? Clique aqui e confira algumas dicas para cuidar da sua visão!

Muitas pessoas não estão atentas para a importância desse sentido que é a visão, um exemplo disso são os dias de verão intenso, com muito sol, que  muitos esquecem de proteger os olhos com lentes de qualidade e que verdadeiramente bloqueiam os raios solares. Há também aqueles que não estão preocupados com a luz dos celulares e das telas dos computadores.  Se você é um desses, informe-se! Leia esse artigo!

A visão

visao

É um dos sentidos do corpo humano, e é por meio desse que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os órgãos responsáveis pelo sentido da visão são os olhos e eles estão localizados no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares.

A esclerótica são feixes de músculos ligados aos globos oculares que realizam os movimentos dos olhos. Além disso, na parte anterior do olho, há uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea  e essa parte dos olhos que pode ser aproveitada para a doação de órgãos.

Há ainda o cristalino que é um citosistema altamente organizado, dotado de uma estrutura biconvexa, gelatinosa, possuindo grande elasticidade que diminui progressivamente com a idade. O cristalino cresce continuamente durante a vida do indivíduo.

Como posso proteger meus olhos do sol?

De fato para os dias de sol intenso, apenas um óculos com lentes bloqueadoras dos raios solares (UVA e UVB) pode não ser suficiente. Por isso além dos óculos escuros, lance mão de um chápeu ou um boné. Ao usar a proteção na cabeça, o chapéu produz uma pequena sombra na região da fronte (testa e rosto) e assim por tabela, protege o rosto evitando queimaduras e também os olhos bloqueando a entrada da luz solar.

proteger visao


E da luz do celular? É verdade que causa catarata?

Sem sombras de dúvidas a luz de celulares e também dos computadores, exigem um esforço dos olhos!  Porém não há nenhum dado científico que comprove a relação da catarata com as luzes das telas desses objetos.

luz do celular

Quanto à proteção da visão, é bom ficar atento à luminosidade geral do ambiente ao seu redor. Se estiver diante das telas durante a noite e com pouca luminosidade, possivelmente fará mais esforço para enxergar e ao final sentirá a visão cansada.

Por isso, é melhor usar o celular e computador durante o dia quando há luz natural, mas se precisar usar na parte noturna, procure estar em um ambiente iluminado, ou seja, com um bom jogo de luz no teto ou de abajures.

Meus olhos ficam lacrimejando quando há muita luz, o que fazer?

É importante procurar um médico especialista (oftalmologista), ele poderá identificar se há algum problema maior ou  se é apenas uma fotosensibilidade.

olhos lacrimejando

Pois o lacrimejar associado a mais sintomas (dores de cabeça, vista embaçada e outros), pode ser resultado de um outro problema. Apenas o  médico saberá identificar, remediar e indicar tratamento para os problemas de visão, como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. Esses problemas ocorrem em razão da incapacidade do olho de focalizar as imagens sobre a retina. Também podem acometer os olhos o glaucoma, a catarata, o daltonismo e a conjuntivite

Por isso, o cuidado com a visão deve ser de forma preventiva ao longo da vida, para que os olhos tenham vida útil durante a nossa existência. Se você fica tempo demais no celular, nos já falamos aqui também sobre a síndrome do pescoço de texto( Text neck). Sugiro a leitura do artigo.

Para finalizar leitores (as), sejam sempre bem vindos. Aqui há dicas para cuidar da saúde e da sua qualidade de vida! Aguardamos seus comentários ou sugestões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *