Inchaço: diga adeus a esse incômodo!


Seu sapato aperta? A aliança deixa seu dedo marcado? Como livrar-se disso? Clique aqui e confira.

Retenção de líquidos” é como a maioria das pessoas descrevem o inchaço no corpo ou em parte dele. O corpo humano é feito com muita água, entretanto,  em alguns momentos, o organismo a retém em excesso.

Por isso é razoavelmente comum as pessoas sentirem as pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, ou então, ao usar um anel, percebem uma marca no dedo ao tirá-lo. Esses são exemplos de edemas – termo médico para os inchaços.

inchaço

Isso acontece por causa do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue), que sai dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo. Vale frisar que são sintomas mais comuns em mulheres que homens . Esse líquido confere o aspecto inchado, que muitas vezes ao ser comprimido por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando assim uma marca transitória no corpo.

Alimentos: aliados ou vilões?

Em geral, os alimentos possuem sais mineirais em sua composição, porém os maiores causadores da retenção líquida são os minerais que estão presente no que comemos em excesso. O mineral mais consumido e conhecido, digerido com muita frequência, é o sódio.

Portanto, cuidado! Esses alimentos listados abaixo são ricos em sódio  e mais difíceis de serem digeridos:

  • Embutidos
  • Frios
  • Queiijos amarelos
  • Salgadinhos
  • Refrigerantes (inclusive os zeros!)

É comum encontrar alguns minerais em frutas e legumes também, mas em quantidades mínimas!

A boa notícia é que há também os alimentos que auxiliam nosso organismo, por possuírem propriedades diuréticas,ou seja, fazem o efeito inverso da retenção líquida, diminuido o inchaço:


retenção de liquidos inchaço

  • Suco de limão
  • Melão e melancia (possuem bastante água!)
  • Folhas em geral (alface, couve, agrião e outros)
  • Pepino (pode ser batido no suco de abacaxi!)

 

Retenção ( Inchaço), um risco para sua saúde!

Caso não saiba, os inchaços causam aumento da pressão arterial e o mal funcionamento dos rins, isso porque existem mecanismos muito sofisticados para manter os líquidos do corpo em equilíbrio. Os desequilíbrios nesses mecanismos, tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros fatores, podem favorecer o aparecimento do edema.Algumas dicas do que fazer:

dicas inchaço

 

Na hipótese de estar sentindo alguns desses sintomas, é importante ter a consciência que o diagnóstico preciso dependerá do médico. É possível que ele solicite alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana.

Para cada tipo de inchaço há uma causa, um motivo! Por isso, cada um  requer um tratamento específico, portanto, procure um profissional médico e esteja atento aos sintomas do seu corpo!

Concluímos lembrando que é imprescindível combinar uma alimentação saudável com as atividades físicas. Se houver dúvidas e quiser  mais esclarecimentos, deixe aqui seu comentário ou sugestão.Já falamos aqui também sobre os problemas com a pressão arterial, sugiro a leitura do artigo.

Nós, do Guia do Corpo,  estamos comprometidos em oferecer dicas saudáveis para você,  por isso aproveite a vida de forma consciente e viva bem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *