Estrias: Saiba como elas ocorrem e como evitá-las!


Elas são o terror das mulheres, e os tratamentos costumam ser caros e demorados. Sim! Estamos falando das estrias! Essas temidas marcas que aparecem quando a pele perde elasticidade, e podem aparecer em várias partes do corpo: seios, barriga, pernas…

Como se trata de um problema que atinge muitas mulheres, no post de hoje, vamos falar tudo sobre as estrias, causas, tratamentos, como amenizá-las. Continue lendo!

estrias

Causas das estrias

De forma geral, podemos definir as estrias como cicatrizes que aparecem quando as fibras da pele se rompem, ou seja, elas aparecem quando a pele sofre um processo de esticamento, geralmente em casos de ganho de peso, gravidez, colocação de próteses nos seios. O uso de hormônios ou tratamentos com corticoides também pode favorecer o aparecimento das marcas, além do fator mais importante: a genética.

Nas mulheres, o mais comum que as estrias apareçam nas coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Já nos homens, é mais comum que apareçam nos braços, costas e peito, geralmente como consequência da musculação ou uso de anabolizantes.

Tipos de estrias

Basicamente, existem dois tipos de estrias, que se diferenciam pela cor: brancas ou avermelhadas.

Estrias vermelhas:

São as estrias novas, ou seja, que acabaram de aparecer. Elas surgem avermelhadas ou arroxeadas, e é comum que na área onde a estria vai aparecer, ocorra uma certa coceira, já que o que acontece é uma reação inflamatória.

Estrias brancas:

Depois de ficarem vermelhas, as estrias começam a ganhar uma cor mais esbranquiçada, o que significa que elas já estão em estado mais avançado.

Como evitar o surgimento das estrias?

No caso das estrias, o mais indicado é o foco na prevenção, já que o seu tratamento é muito difícil e demorado. Veja a seguir algumas dicas para evitar o aparecimento das indesejadas estrias:

Invista em hidratação: A melhor maneira de evitar o aparecimento das estrias é através das hidratação da pele, para evitar que as fibras de colágeno se rompam.


Beba muita água: Manter-se hidratada é o segredo, por isso, beber muita água também uma atitude importante!

Tenha bons hábitos alimentares: A sua alimentação também pode ser a chave para evitar o aparecimento das estrias. Portanto, dê preferência para alimentos ricos em colágeno, como as proteínas de origem animal e a gelatina tradicional. Outra dica é consumir também alimentos ricos em vitamina C, que favorecem a absorção do colágeno.

Além disso, você também encontra suplementos a base de colágeno, que buscam suprir a necessidade dessa substância.

Fique livre do efeito sanfona: A variação de peso também é uma causa das estrias, já que, ao emagrecer e engordar sucessivas vezes, as células da pele podem acabar se rompendo. Por isso, tente manter-se um peso estável para evitar o aparecimento das marcas.

estrias-tratamento

Tratamento para estrias

Como dissemos anteriormente, os tratamentos para estrias são geralmente muito demorados e não dão conta de acabar com o problema. Portanto, antes de inciar qualquer procedimento, tenha em mente que as  que já existem não desaparecerão, mas que a sua aparência pode ser minimizada, disfarçando as marcas.

Alguns tratamentos devem ser feitos em clínicas especializadas, como a Radiofrequencia fracionada, Laser abrasivo de CO2, Subcisão e Peeling de cristal. Esses procedimentos tem uma taxa de sucesso maior, já que são realizados por profissionais, usando técnicas específicas.

Porém, também existem tratamentos caseiros, feitos com produtos mais acessíveis. Eles podem ser muito úteis no combate e prevenção das estrias, mas precisam que você seja persistente e use os produtos diariamente, como é o caso do Bio Oil, pomada Bepantol, Cicatricure, entre outros.

 

E então meninas, o que acharam das nossas dicas? Você já fez algum tratamento para estrias? Conte pra gente nos comentários como foi a experiência!