Dirigir: como superar seu medo?


Atenção!!! O medo de dirigir não é besteira,  mas pode ser superado. Clique aqui para ver as nossas dicas!

O medo, basicamente, é um alerta que  sinaliza que há um risco. Diante dos perigos e obstáculos da vida, essa é uma reação primitiva, como possuem os animais que ao longo do tempo civilizatório nos distanciamos, que exige uma (re)ação imediata: luta ou fuga!

Entretanto, quando a fuga é recorrente, ou seja, acontece muitas vezes, isso pode ser  sinal de que há algo errado com as suas emoções, ou melhor, uma questão psíquica. Quando se trata disso,  significa que fugir sempre das situações adversas pode ser uma reação negativa, de não enfretamento da realidade e dos problemas. Sendo assim, fugir(não enfrentar) pode ser o começo de uma patologia(ausência de saúde) de ordem psicológica ou psiquiátrica.

medo de dirigir

De fato, ninguém nasce sabendo dirigir e esta é uma atividade que exige uma série de coisas como: atenção (concentrada e difusa), boa visibilidade, compreensão das regras do trânsito, direção defensiva, treino e muita cautela!! Os noticiários (jornais televisivos ou impressos) e os órgãos de trânsitos contabilizam todos os dias pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito (e em alguns casos, vítimas fatais!) e em grande parte, devido a imprudência do condutor do veículo.

Por isso, enquanto o seu medo for sinal de prudência e cautela, está tudo bem! Pelo lado contrário, se o medo  for paralisador, ao ponto de impedí-lo de realizar a sua atividade de dirigir de forma segura e satisfatória, siga essa leitura até o final para saber o que fazer diante disso.

Identificando o seu medo:

  • choro compulsivo
  • taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos)
  • boca seca
  • sudorese (em várias parte do corpo como mãos, testa e outros)
  • sensação de morte
  • tremor nas mãos e nas pernas
  • desmaio

Se ao tentar dirigir,  a sintomatologia acima ( dois ou mais itens) já esteve presente em suas emoções, é importante buscar a raiz disso, quando e como isso começou. Por que esse medo todo?

medo dirigir

Algumas dicas:

Treino, treino e treino! Se já tirou a permissão para dirigir, mas ainda sente medo, não saia dirigindo por aí. A primeira dica é que mesmo depois da CNH (carteira nacional de habilitação) em mãos, você pode procurar uma auto escola e ter umas aulas extras.

Se não puder pagar pelas aulas,  a segunda dica é procurar por alguém(condutor habilitado e experiente) que seja paciente e generoso, que poderá treinar você em lugares poucos movimentados até sentir maior segurança, ou então, se for algo pontual, poderá fazer um curso específico para perder esse medo.

Se você não ainda não se submeteu aos exames para obter o documento, não dirija! Dê o primeiro passo corretamente, procure uma auto escola regularizada e com boas referências!

O momento certo para procurar ajuda!

Caso tenha tentado de todas as formas superar esse medo e percebe que sozinho não é possível, é a hora de procurar uma ajuda profissional. No primeiro momento, o profissional de saúde mais indicado para tratar de traumas, medos e problemas psíquicos é o profissional psicólogo.

A atuação desse profissional não está reduzida em atender pessoas com transtornos psiquiátricos graves, ou seja, cuidar dos “ditos” loucos. Existem sub-áreas bastantes específicas nessa profissão e alguns psicólogos se especializam em tratar questões como essa. E assim,  a partir de muito estudo e trabalho, esse profissional poderá ajudá-lo a descobrir a raiz desse medo, para que enfim seja superado. Imagina que delícia: dirigir por aí ouvindo sua música preferida ou então, dirigir pelo litoral diante daquele azul do céu e do mar? Pode até ter efeito terapêutico!

Método – perca o medo de dirigir

metodo dirigir

O Método Vença o Medo de Dirigir é um site de membros onde contém um conjunto de vídeos aulas para ajudar quem tem medo de dirigir a vencer essa dificuldade.

A pessoa que tiver o acesso ao site de membros poderá ver muitas dicas sobre como dirigir corretamente e dominar um carro. Ideal para pessoas que estão na auto escola ou já são habilitadas mas tem medo de dirigir.

botao acesse agora

Por isso, cuide-se! Esteja atento as suas necessidades. O Guia do corpo está comprometido em auxiliá-lo a cuidar da sua saúde de forma geral, pois além do corpo, temos nossas emoções! Comentários e sugestões são bem vindos, deixe-os aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *