Dieta Low Carb: como fazer? como funciona?


Dieta low carb tem feito sucesso na mídia, com ótimos resultados na perda de peso, veja tudo sobre ela! Veja como funciona, efeitos, restrições e mais!

Quem quer emagrecer com sucesso, sabe que nem sempre isso é possível somente fazendo exercícios. Muitas vezes é preciso recorrer a ajuda de um profissional e recorrer a uma dieta. Apesar da Dieta Low-Carb ser utilizada desde o século XIX para ajudar a tratar condições de obesidade, sobrepeso e outras associadas, recentemente ela voltou a chamar atenção na mídia, então vamos falar mais um pouco sobre ela.

Dieta Low carb – do que se trata?

Traduzindo literalmente, uma dieta Low-Carb é uma dieta com algum tipo de restrição ou contenção na quantidade de carboidratos ingeridos. Porém, a questão pode ser mais sutil do que parece.Em um plano alimentar convencional o consumo de carboidratos deve ficar entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos todos os dias. Já na dieta low carb a ingestão diária de carboidratos permanece abaixo de 20% do total de calorias ingeridas.

dieta low carb funciona

A mais famosa das dietas low carb é a dieta Atkins, lançada nos anos 70 pelo médico norte-americano Dr. Robert Atkins e que atualmente tem milhões de seguidores em todo o mundo.

Esse tipo de dieta requer uma mudança de hábitos de vida. Enquanto a Atkins também prevê o aumento do consumo de gorduras e é formatada por fases (indução, perda de peso continuada, pré manutenção e manutenção), na LCHF você não abandona a nova forma de se alimentar depois que atingir o objetivo. Por isso, a ideia é que você tenha a alimentação mais limpa possível.

Os defensores de dietas rápidas e milagrosas apostam muitas fichas na low carb, enquanto que muito cientistas defendem a não prática, principalmente pela baixa de ingestão de carboidratos, ressalva da dieta.Famosos como Adriana Lima, Christina Aguilera, Bill Clinton, Jennifer Lopez, entre outros, seguiram e aprovaram o sistema de alimentação low carb.

Um ponto de discussão da dieta low carb refere-se a perda de massa magra, que poderia ser grande, já que a proposta alimentar é reduzir em muito os carboidratos, o que faria o organismo recorrer a gliconeogênese (consumir aminoácidos em estoque para suprir as taxas de glicose usuais).

Dieta low carb funciona mesmo?

A Associação Dietética Australiana afirma que “revisões recentes em dietas low carb indicam que elas são eficazes em reduzir o peso corporal por até seis meses”. Além disso, algumas evidências sugerem que, para algumas pessoas, as dietas de baixo carboidrato são mais fáceis de cumprir do que dietas de baixa gordura.

A dieta low carb, ou dieta baixa em carboidratos, tem resultados fantásticos no tratamento de condições como:

– Obesidade
– Diabetes
– Síndrome metabólica
– Epilepsia
– Parkinson
– Alzheimer
– Ovário policístico
– Cancer
– Outras condições neurológicas

Só que existem algumas considerações que devemos ter em mente na hora de decidir se a dieta low carb é pra você.O seu médico nutricionista deve ser consultado e somente através dos exames que ele irá te pedir, poderá dizer se funciona ou não.

Cardápio da Dieta Low Carb e pirâmide Alimentar

Veja a pirâmide básica da alimentação low:

dieta low carb piramide

Os alimentos permitidos na dieta Low Carb são:

  • Frutas, verduras e legumes;
  • Carne, frango e peixes;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar;
  • Água, de 2 a 3 litros por dia.

Além de ser usada para emagrecer, esta dieta também é indicada para tratar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados e pressão alta.Já até falamos aqui sobre o ebook 101 receitas low carb que pode ajudar bastante.

E quando o período low carb acabar

Faça o processo inverso: volte a colocar porções maiores desse nutriente nas suas refeições, mas não tanto quanto antes. “Ainda não há estudos conclusivos, mas os exames clínicos mostram que entre 25 e 40% por dia de carboidrato é suficiente para uma boa manutenção do peso e um menor risco de diabetes”, afirma o nutricionista Luciano Bruno, que apresentou esses números no último Glúten Free, em São Paulo.

dieta paleolitica

Contra indicaçoes da Dieta low carb

Segundo a Associação Dietética Britânica, comer pouco carboidrato pode diminuir os níveis de açúcar no sangue para uma patamar muito baixo – chamado de hipoglicemia, deixando o indivíduo fraco. A hipoglicemia é um risco especial para pessoas com diabetes e esportistas muito ativos. No curto prazo, a restrição de carboidratos pode conduzir a efeitos secundários, tais como prisão de ventre, dor de cabeça, náusea e mau hálito. A mais longo prazo, cortar qualquer grupo de alimentos pode ser ruim para a saúde, porque pode haver falta de nutrientes vitais, tais como fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos, etc.

Por isso, sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer tipo de dieta restritiva.

101 receitas Low Carb – ebook

Quem está em busca de emagrecer, mas não quer fazer nada radical. Com certeza já ouviu falar na Dieta Low Carb, que consiste em diminuir a ingestão de carboidratos e focar em proteínas na alimentação. Porém, apesar de muitas pessoas terem resultados rápidos e surpreendentes com essa dieta, muitas desistem no meio do caminho, por não conseguirem manter a alimentação já que comem os mesmo alimentos quase todos os dias. Mas com o Guia 101 Receitas Low Carbé possível ter uma variedade de receitas para seguir firme e forte na dieta e emagrecer sem engordar novamente.

O Ebook Digital 101 dietas Low carb, trata-se de uma compilação das 101 melhores e mais saborosas receitas que não levam carboidrato e ajudam a emagrecer. Todas elas fazem parte do cardápio da famosa dieta low carb, aprovada por especialistas em emagrecimento e vida saudável. Você receberá o Ebook em formato digital, sem ter de se preocupar com entrega de correios nem anda disso. Se você efetuar o pagamento pelo cartão de crédito então o ebook é enviado na hora para o seu email, pois o pagamento é confirmado imediatamento. Já o pagamento por meio de boleto bancário pode demorar até 3 dias após o pagamento do boleto.

Importante

Sempre procure seu médio nutricionista antes de fazer qualquer tipo de dieta, ainda mais se for por conta própria.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na internet.Sempre procure o especialista, não somos consultores nem indicamos nenhuma receita de dieta!

Conclusão

Bom pessoal, chegamos ao fim do nosso artigo.Esperamos que as informações sobre essa dieta tenham sido úteis e que tenha ficado claro como a dieta low carb funciona.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários, até a próxima!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *