Dieta cetogênica: aprenda como funciona!


Aprenda como funciona a dieta cetogênica! O método muito utilizado atualmente para eliminar gordura do corpo é eficaz e resulta em muitos quilos a menos em um curto período de tempo, no entanto, é preciso seguir o cardápio indicado e ingerir a quantidade correta de alimentos.

O termo cetogênica vem de cetose, o catabolismo que acontece no fígado para que as gorduras sejam transformadas em fonte de energia para o corpo. Esse processo resulta na redução rápida de medidas, desde que somente os alimentos indicados para causar esse efeito sejam ingeridos.

A dieta propõe transformar a gordura dos alimentos em energia. (Foto: Divulgação)

A dieta propõe transformar a gordura dos alimentos em energia. (Foto: Divulgação)

Como funciona Dieta cetogênica?

A dieta cetogênica funciona a partir de um cardápio com grande restrição de alimentos, que inclui basicamente apenas proteínas e gorduras, reduzindo ao máximo o consumo de carboidratos. Por não ser uma dieta equilibrada, ela não é considerada saudável e não deve ser mantida por muitas semanas seguidas.

Para entender o efeito da dieta cetogênica, é necessário compreender que a principal fonte de energia do corpo são os carboidratos, eles são enviados ao organismo através de pães, massas, arroz, entre outros. Porém, durante a dieta esses tipos de alimento não são consumidos, o carboidrato então se torna escasso no corpo e provoca uma reação pouco comum no organismo, que é fazer das gorduras já acumuladas no corpo a única e principal fonte de energia.

Essa mudança no organismo tem relação direta com a perda de peso, as gorduras utilizadas para produzir energia são quebradas e consequentemente, a porcentagem delas no corpo se torna cada vez menor, diminuindo o peso a cada dia. Além de ser um ótimo método de emagrecimento para obesos, a dieta cetogênica ajuda esportistas e atletas a manterem somente a massa magra.


Cardápio completo Dieta cetogênica

Esse cardápio corresponde aos primeiros dez dias da dieta, a partir do décimo primeiro dia, já se pode incluir frutas na alimentação, no entanto, de maneira moderada. A dieta cetogênica não deve ser mantida por mais de 21 dias seguidos, após esse período é necessário fazer uma pausa de sete dias, voltando a ingerir carboidratos de maneira gradual. Terminado o período de pausa, a dieta pode ser novamente durante mais vinte e um dias.

Perca peso com a dieta cetogênica. (Foto: Divulgação)

Perca peso com a dieta cetogênica. (Foto: Divulgação)

Café da manhã
Ovos mexidos
1 copo de suco de couve com limão (sem açúcar)

Lanche da manhã
2 fatias de peito de peru

Almoço
150g de frango refogado com brócolis
Salada de tomate, alface e palmito

Lanche da tarde
3 castanhas-do-pará

Jantar
100g de peixe grelhado
2 ovos de codorna
Salada de rúcula

Ceia
Gelatina diet

Não é recomendado fazer exercícios físicos pesados durante a dieta cetogênica. Além disso, vale ressaltar que o leite integral, iogurte, arroz, pão, massas, bolos, doces, refrigerante, salgadinhos e qualquer outro tipo de alimento que contenha grande quantidade de carboidratos não devem fazer parte do cardápio da dieta cetogênica, nem na primeira e nem na segunda fase.

Lembramos ainda que toda dieta deve ser feita somente com acompanhamento médico e indicação do mesmo ok? Ainda no assunto emagrecimento, já falamos aqui anteriormente sobre o suplemento fitburn que é bem bacana também.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *