Beterraba: fonte de saúde!


Conheça os benefícios da beterraba para a saúde. Esse tubérculo contém inúmeras propriedades benéficas para o organismo, o consumo regular garante saúde, vitalidade e o auxílio em funções extremamente importantes para o corpo.

A beterraba pode ser inclusa no cardápio através de saladas, pratos cozidos ou refogados. No entanto, o consumo da beterraba crua garante que todos os nutrientes sejam preservados e enviados ao corpo em quantidade suficiente para combater o desenvolvimento de doenças. Uma boa maneira de garantir esse efeito, é adicionando a beterraba em sucos e vitaminas.

A beterraba é nutritiva, por isso faz muito bem à saúde. (Foto Ilustrativa)

A beterraba é nutritiva, por isso faz muito bem à saúde. (Foto Ilustrativa)

Benefícios da beterraba para a saúde

Confira os benefícios da beterraba:

Combate a anemia

A alta concentração de ferro na beterraba, faz com que o consumo seja extremamente eficaz contra a anemia, pois estimula a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Além disso, ela contém cobre, substancia que auxilia o corpo a absorver melhor o ferro.

Fortalece os ossos

Ela é rica em sais minerais, entre eles o cálcio e o potássio, ambos essenciais para a formação e fortalecimento dos ossos. Com isso, o consumo regular da beterraba também ajuda a prevenir a osteoporose na terceira idade.

Deixa a pele mais bonita

A beterraba contém betacaroteno, uma substância capaz de manter a pele sempre corada e com boa aparência. Atua contra as acnes por ter propriedades anti-inflamatórias e promove o rejuvenescimento dos tecidos da pele.


A beterraba deixa a pele mais bonita. (Foto Ilustrativa)

A beterraba deixa a pele mais bonita. (Foto Ilustrativa)

Preserva a saúde do cérebro

O consumo regular da beterraba permite maior fluxo sanguíneo no cérebro, esse efeito ajuda a prevenir a doenças como o Alzheimer, a impedir a perda da memória com o passar dos anos e também a confusão mental.

Regula a pressão arterial

A beterraba contém grande quantidade de nitrato, durante a digestão, essa substância é convertida em nitrito, um composto que auxilia as artérias a se manterem sempre saudáveis para o fluxo correto de sangue, impedindo a pressão arterial.

Melhora a resistência física

A beterraba deve fazer parte do cardápio de esportistas e atletas, isso porque através dos nitritos, a corrente sanguínea é beneficiada com mais oxigênio, o que também implica nos vasos sanguíneos localizados entre os músculos. Logo, é evidente a ausência de fadiga e o aumento da resistência para maratona de exercícios.

Gestação saudável

O consumo de beterrabas diariamente pelas mulheres grávidas, ajuda a prevenir que inúmeras doenças se desenvolvam e comprometam a saúde física do feto. Isso porque o sangue enviado ao feto se torna ainda mais saudável e a gestante fica mais disposta, o efeito é resultado da combinação de ácido fólico e ferro presente no alimento.

Benefícios da vitamina A, B e C

A beterraba reúne essas três importantes vitaminas, enquanto que as do complexo B são responsáveis por garantir a saúde do sistema nervoso, a A e a C atuam diretamente no sistema imunológico e ajudam na defesa do corpo.

Reduz o colesterol ruim

A presença de carotenoides e flavonoides na beterraba auxilia a reduzir o nível de colesterol ruim e a aumentar o nível de HDL, colesterol bom e extremamente importante para o organismo. O resultado é o menor risco de formação de placas de gordura nas artérias, fato que previne o infarto.

Gostaram das dicas?

Já falamos aqui também sobre os benefícios do abacate e da batata doce, sugiro a leitura dos artigos.

Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *