Batata doce: beneficios, como consumir e receitas!

Batata doce pode trazer inúmeros benefícios para o corpo! Mostramos como consumir, o que ela faz e também damos dicas de 2 receitas!

A batata doce é um alimento que invadiu o cardápio das pessoas que desejam ter um corpo mais definido, sejam eles atletas, competidores, pessoas que buscam a hipertrofia. Na verdade, o segredo do sucesso deste alimento é o fato de ele ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que quer dizer que a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina – hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordura –, e garantindo a sensação de saciedade.Não raro, ela é uitlizada em várias receitas fitness por aí.Mas, o que a batata doce tem de tão especial? Quais são seus nutrientes? Quais são os seus benefícios? Como comer? Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas.

Benefícios para o corpo

batata doce benefícios

Para compreender melhor os benefícios da batata doce, é interessante saber a sua composição. Ela é um alimento rico em fibras, é uma importante fonte de ferro, de vitamina C e potássio. Ela também apresenta altos índices de vitamina E, A e C. Saiba a seguir quais são suas vantagens para o corpo:

Controle da diabetes

A batata doce é um alimento com baixo índice glicêmico, o que ajuda no controle da diabetes, estabilizando o açúcar no sangue. Essas vantagens se devem aos carotenoides presentes no tubérculo.

Ajuda no emagrecimento

Sua contribuição para a perda de peso está no seu alto teor de fibras, o que garante a sensação de saciedade por mais tempo, evitando que você fique com fome.

Fortalece o sistema imunológico

A batata doce também garante proteção contra vários tipos de doenças, através do fortalecimento do sistema imunológico. Isso se deve à grande quantidade de vitamina A, responsável também por sua ação antioxidante.

Como consumir a batata doce?

No Brasil temos o hábito de consumir a batata doce não apenas cozida ou assada, mas também frita. Essa prática pode comprometer a dieta, já que ao fritar, você incorpora a gordura ao alimento, aumentando seu teor calórico.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.

Benefícios da batata doce para os treinos

A batata doce pode trazer muitos benefícios pra quem frequenta a academia e deseja melhorar o resultado nos treinos. Ela age como uma fonte de energia para o corpo, além de auxiliar no ganho de massa muscular. Isso acontece porque a glicose presente na batata doce é liberada de maneira mais lenta do que em outros alimentos. A batata doce também uma aliada na queima de gordura.

Anúncio Patrocinado:

batata doce

 

Receitas com batata doce

A batata doce é um alimento extremante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras: em receitas quentes, saladas, massas, e até em doces.

Batata doce assada

Ingredientes

  • Batata Doce
  • 1 colher de chá de al
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho sem casca
  • Alecrim a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Em seguida, leve para cozinhar em água com o sal. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Escorra a água das batatas e seque-as em papel toalha. Coloque em uma forma antiaderente com o azeite, os dentes de alho, e o alecrim. Você pode acrescentar pimenta do reino se for do seu gosto. Leve para assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo.

Purê de batata doce

Ingredientes 

  • 3 batatas doces grandes descascadas
  • 1 1/2 xícara de chá de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de margarina light •
  • Sal a gosto
 Modo de preparo 
Cozinhe as batatas até ficarem bem molinhas. Em seguida, esprema as batatas ainda quentes, com a ajuda de um garfo ou espremedor. Coloque em uma panela com o leite e a margarina, e mexendo sempre, leve ao fogo por dois minutos, até ficar um creme homogêneo. Acrescente sal a gosto e sirva logo em seguida.
Conclusão
E então pessoal, gostaram das receitas? Esparamos que tenham ficado por dentro de tudo sobre a batata doce e que ela ajude em sua dieta
Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *