Anemia – por que ocorre? Como tratar?


Muitas pessoas têm anemia e não se dão por conta. Porém é importante ficar atento aos sintomas, pois é através deles e de exames de sangue que você vai saber se tem anemia e qual o tipo dela.

Quer saber mais sobre a anemia? Então leia o artigo.

anemiaO que é anemia?

A anemia é quando ocorre uma disfunção na hemoglobina, que quando está abaixo do normal a pessoa está com anemia. Os glóbulos vermelhos no sangue diminuem por causa da falta de nutrientes essenciais no organismo e pode ocorrer por consequência de doenças crônicas, autoimunes, genéticas entre outras patologias.

Por que ocorre a anemia?

O tipo mais comum  é a ferropriva, ela ocorre por causa da falta de ferro no organismo. Sabe-se que 90% da anemia seja causada pela falta desse nutriente. O ferro é fundamental para a produção das hemoglobinas, que auxiliam no transporte de oxigênio no sangue.

Outra causa dessa doença é a falta de vitamina B12 e B9, que pode ser ingerida através de alimentos. Essa condição é mais comum em mulheres grávidas, lactantes, mulheres adultas e em crianças. Porém, homens sejam adolescentes ou adultos e idosos também podem ter anemia.

anemiaSintomas da anemia

Ela apresenta inúmeros sintomas, como:

– falta de apetite;

– Cansaço;

– indisposição;

– palidez;

– nas crianças os sintomas de alerta são apatia e dificuldade de aprendizado.


anemiaQue problemas ela pode causar ao corpo?

Ela pode debilitar uma pessoa e causar problemas sérios no coração, se não tratada corretamente. Tudo isso por falta de ferro, vitaminas ou ácido fólico. Além disso, ela nunca vem sozinha: há sempre uma causa para a doença acontecer. Além disso, ela traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes.

Como é realizado o tratamento ?

A anemia é tratada de acordo com a sua causa e pode ser feita através da alimentação com reposição de ferro e vitaminas. Também pode ser tratada através de tratamento das doenças que podem causar esses sintomas.

A pessoa pode fazer uma alimentação mais adequada e combater a anemia, e em outros casos isso não é possível, portanto os suplementos e medicamentos específicos são fundamentais para curar os sintomas.

Quando é do tipo Ferropriva, que é a mais comum, o tratamento pode ser realizado através da reposição de ferro encontrado em alimentos específicos, como:

Leguminosas – lentilha, grão-de-bico, fava, ervilha e feijão;

Carnes vermelhas – vísceras de animais, como fígado, rins e coração;

Carnes – carnes de aves e peixes;

Grãos integrais ou enriquecidos – melado de cana, açúcar mascavo, nozes, rapadura e castanhas.

Você também pode encontrar alimentos enriquecidos em ferro, como farinhas, cereais matinais, entre outros.

Porém é importante investigar a causa da anemia Ferropriva, as vezes ela ocorre por conta de sangramentos. Além de fazer a reposição nutricional é preciso atacar o sangramento descobrindo o que está ocasionando essa perda de sangue significativa.

Mulheres que menstruam muito é mais comum ter anemia Ferropriva, portanto é indicado procurar o ginecologista para que ele avalie o caso e veja o que pode ser feito para combater os sintomas.

Se você tem essa doença, saiba que a maioria dos casos tem tratamento e cura, mas é preciso procurar orientação médica para poder sanar o problema.

Espero que você tenha obtido as informações que procurava sobre anemia.Já falamos aqui antes sobre um livro de receitas low carb bem interessante para quem quer perder peso.

Deixe seu comentário, pois para nós ele é fundamental.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *