Alergia: o que é e como tratar


Saiba tudo sobre a alergia, uma reação que acontece no organismo de maneira exagerada, após o contato com substâncias estranhas ao corpo.

Existem inúmeros tipos de alergia, cada uma delas causa um tipo de sintoma, entre os mais comuns estão a coceira na pele, dores na barriga, coriza e em casos mais graves, o mau funcionamento de determinados órgãos do corpo.

O principal responsável por proteger o organismo contra doenças, é o sistema imunológico. Sempre que o corpo entra em contato com algum tipo de vírus ou bactéria, as células desse sistema entram em ação, impedindo a reprodução deles no organismo. No entanto, nem sempre essa tarefa é concluída com sucesso e o principal sistema de defesa do nosso corpo passa a ter uma reação exagerada sempre que entra em contato com determinadas substâncias.

Existem formas de tratar as reações alérgicas. (Foto: Divulgação)

Existem formas de tratar as reações alérgicas. (Foto: Divulgação)

O que é alergia?

A alergia é uma resposta do sistema imunológico diante do contato com substâncias estranhas ao nosso organismo, os antígenos. Essa reação provoca um desequilíbrio no organismo e causa uma série de sintomas e complicações que podem prejudicar o bem estar e a saúde de maneira grave.

A hipersensibilidade e fatores genéticos são as causas que levam o sistema imune a reagir de maneira exagerada para combater determinados antígenos. Por este motivo, as reações alérgicas acometem apenas algumas pessoas e podem se manifestar de maneiras tão diferentes.

Entre os principais tipos de alergia estão a de pele, a de nariz, a ocular, a das vias respiratórias e a alimentar. Cada uma delas é provocada por um tipo de substância, os sintomas que se manifestam também são diferentes, por este motivo, cada tipo de alergia exige tratamento específico.

Como tratar alergia?

Alergia o que é e como tratar 1


Alimentar

As mais comuns são provocadas após a ingestão de leite, ovos, peixe, frutos do mar e amendoim. Entre os principais sintomas estão as dores fortes no abdômen, náuseas, vermelhidão na pele e diarreia.

O tratamento não cura a alergia alimentar, mas evita que novas rações alérgicas aconteçam. Nesse caso, é necessário adaptar o cardápio e passar a não consumir os produtos que contém a substância que causa o problema.

Ocular

A conjuntivite é o tipo de alergia ocular mais comum, é provocada após a mucosa entrar em contato com determinados tipos de bactéria. Provoca coceira intensa, irritação e em casos mais graves, sangramentos.

O tratamento da conjuntivite é feito através de colírios específicos, esses, são capazes de acabar com o causador do problema e curar os olhos da irritação. Em alguns casos também é necessário o uso de pomadas.

Vias respiratórias

Pode ser caracterizada como bronquite alérgica ou asmática. É provoca por alérgenos, exercícios físicos inadequados, medicamentos, ansiedade e infecções. Esse tipo de alergia causa dificuldade para respirar e quando não é tratada, pode provocar o bloqueio das vias respiratórias e consequentemente, asfixia.

As alergias das vias respiratórias são tratadas com medicamento para evitar e amenizar os sintomas da crise. Já que se trata de uma doença crônica, é preciso acompanhamento médico constante.

Pele

É o tipo de alergia mais comum, provocada pelo contato da pele com substâncias geralmente presentes em produtos químicos e cosméticos. Coceira, irritação, ardência e pequenas feridas são alguns dos sintomas mais comuns.

Para evitar que os sintomas da alergia de pele se manifestem, é preciso descobrir quais tipos de substâncias causam a alergia e evitar o contato direto com produtos com fórmula desconhecida.

Nariz

A rinite alérgica é causada após a inalação de poeira, que sempre é contaminada por bactérias, como o ácaro. Entre os sintomas estão coriza, coceira no nariz, lacrimação e espirros.

As crises de rinite podem ser controladas com medicamentos específicos. Mas para evitar que elas se manifestem com frequência, é importante manter a casa sempre livre de pó, evitar locais com grande quantidade de poeira e sempre que possível, deixar travesseiros e almofadas no sol.

Todos os tipos de alergia necessitam de diagnóstico e acompanhamento médico. A auto medicação pode agravar o problema e comprometer gravemente a saúde. Já falamos em outro artigo aqui também sobre as micoses, como se trata e muito mais. Aproveite e leia também.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *