Tomilho: conheça seus Benefícios para a Saúde!

Tomilho é uma vegetal com muitas propriedades, além de simplesmente temperar os alimentos. Confira seus benefícios e tudo que ele tem de bom!

Existem na natureza muitos compostos alimentares e muitos vegetais dos quais desconhecemos a real composição e o bem que podem nos fazer. No artigo de hoje por exemplo, vamos falar um pouco sobre o Tomilho.

O que é o Tomilho?

Cientificamente conhecido como Thymus vulgaris L., o tomilho é um arbusto aromático que normalmente atinge apenas 30 cm de altura. É uma planta muito usada para dar sabor a vários pratos, mas também pode ser usado para como planta medicinal devido a suas propriedades curativas.também é muito utilizada em dietas.(como a dieta militar) De origem européia, ele é um arbusto muito usado também na indústria de perfumes. ele possui flores rosadas e brancas, com a corolla de lábio superior entalhada e o inferior dividido em três lóbulos. Cálice vermelho e aveludado.

Benefícios para a saúde

O tomilho é usado, desde sempre, como uma planta medicinal para fins terapêuticos. Ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue, promove a produção de glóbulos vermelhos, auxilia no controle da pressão arterial e ainda é rico em ferro, potássio e cálcio. Também pode utilizar o tomilho para melhorar a digestão, combater a anemia ou como relaxante e estimulador cerebral.

Antioxidante – Outra função medicinal do chá de tomilho é sua ação antioxidante, antisséptico e desinfetante. Também atua como antipirético reduzindo a elevação da temperatura corporal e, é uma rica fonte de ferro, sendo usado nos tratamentos de anemia.

Combate a Tosse – Óleo essencial de tomilho, que é obtido a partir de suas folhas, muitas vezes é usado como um remédio natural da tosse. Em um estudo, uma combinação de folhas de tomilho e ajudou a aliviar a tosse e outros sintomas da bronquite aguda.

Anúncio Patrocinado:

Combate o mofo – O mofo é um poluente atmosférico comum e potencialmente perigoso, ele pode estar habitando a sua casa. Uma vez que você identificá-lo, tome as medidas necessárias para se livrar de uma vez por todas. Óleo de tomilho pode ser a resposta para as concentrações baixas de mofo.

Curiosidades sobre o tomilho

  • Ele era utilizado no Antigo Egito para embalsamar as múmias.
  • De acordo com lendas locais, os gregos se perfumavam com essa planta.
  • Na Idade Média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra.
  • No século XVII havia quem afirmasse que a planta dava um fim na melancolia e evitava noites atormentadas por pesadelos.
  • Uma lenda conta que a manjedoura do Menino Jesus foi feita com ramos de tomilho colhidos nos campos de Belém.

Existem contra indicações?

O óleo essencial  de tomilho por via interna deve ser evitado: na menstruação, lactação, crianças (até seis anos), pacientes com gastrite, úlcera gastroduodenal, síndrome de intestino irritável, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hepatopatia, epilepsia, Parkinson ou outras enfermidades neurológicas, pessoas com alergias respiratórias ou hipersensibilidade a qualquer óleo essencial.

A essência pode causar reações alérgicas. Doses elevadas podem causar convulsões, toxicidade hepática, albuminúria e hematúria. A utilização prolongada pode provocar tireotoxicosis.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido útes e que consigam com sucesso adicionar o tomilho na sua dieta diária.

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *