“Text Neck” – Síndrome do “pescoço-texto”

Já ouviu sobre “Text Neck”? Saiba tudo sobre a “nova” síndrome que tem causado grande preocupação pra os médicos ortopedistas!Por que acontece? Como aliviar os  sintomas? Confira aqui!

Sem fazer alarde, há uma nova preocupação da saúde mundial, principalmente por parte dos especialistas (ortopedistas e fisioterapeutas) em coluna vertebral. A verdade é que o nosso corpo vai sofrendo um desgaste natural por causa do envelhecimento, ou seja, as células envelhecem como um todo, não apenas as células da derme que demonstram aquela aparência enrrugada.

Se o corpo já não recupera mais o tempo perdido, envelhecer é  um processo inevitável da nossa existência, apesar de todos os avanços da medicina, ciência e estética.

Por isso o “text neck”(esse termo está em inglês e a tradução ao pé da letra significa: “pescoço-texto”), tem sido motivo de preocupação para os médicos, pois trata-se de uma condição patológica da coluna vertebral, que é principalmente causado por causa da má postura devido ao uso  excessivo das telas digitais.

Segundo os médicos, a comunicação de texto virtual (whatsapp e outros) das tecnologias (celulares, tablets, notebooks e etcs) é a grande vilã e causam desgaste ósseo precoce, já que a modernidade tecnológica nos faz curvar  diante das telas digitais por horas a fio.

Como o Text Neck acontece?

text neck sindrome

Primeiro é preciso reforçar que  a tecnologia faz parte do processo civilizatório do homem e ela acontece principalmente para facilitar  as relações das pessoas. Evoluir é, certamente, um processo em continuidade e não há como retroceder!

Não temos dúvidas que cada dia mais estaremos conectados pelas tecnologias, porém é preciso tomar alguns cuidados para que o excesso não seja um fator negativo.

Como prevenir?

Tente contabilizar o tempo que passa diante das telas, se você não depende delas para trabalhar, então considere o tempo de seis (6) horas o seu  limite!

Se sua condição profissional depende do uso das telas digitais, verifique seu assento e mesa, elas estão adequadas a sua altura e visão?

coluna postura celular

Mesmo no trabalho, é saudável de uma em uma hora, levantar-se e procurar alongar a  musculatura, beba um copo de água e aproveite para fazer uma pequena caminhada, cinco minutos já são suficientes para deixar o corpo em movimento.

Lembramos ainda que a atividade física regular é bom em vários sentidos, não apenas por motivo de estética ou vaidade. Fazer exercícios também é  uma forma de prevenir doenças, assim como alimentar-se bem!

E se eu já estiver sentindo as dores?

Se já estiver sentindo dores na região cervical (coluna-pescoço), procure imeditamente um especialista ortopedista! Esse profissional estará apto para solicitar exames que verificam o local exato da lesão e o como ela deverá ser tratada.

posicao celular coluna

Entretanto, se a dor for insuportável, um relaxante muscular poderá aliviar, há muitos medicamentos no mercado com essa finalidade. Porém alguns deles, dependendo da  intensidade da dor, deverão ser administrados apenas com a indicação do seu médico.

Esperamos que esse artigo seja útil e ajude o prezado leitor(a). Se houver maiores dúvidas, deixe aqui seu comentário. Esse site tem buscado sempre as melhores dicas para mantê-lo informado, aproveite e cuide-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *