Saw Palmetto: conheça os efeitos e benefícios para sua saúde!

Saw Palmetto tem feito enorme sucesso recentemente, devido aos seus vários benefícios, conheça todos eles e veja como consumir e onde comprar!

Em nosso cotidiano, a tecnologia tem descoberto cada vez mais os benefícios de novas plantas em nosso corpo, ou mesmo encontrado novos usos para plantas já conhecidas. Foi assim com plantas como o Goji berry, o cranberry e a babosa para o cabelo. No artigo de hoje, vamos falar sobre o saw palmetto, que apesar do nome estranho, tem efeitos muito positivos em nosso corpo, conforme descreveremos abaixo.

Saw palmetto – do que se trata?

saw palmetto

Indo direto ao assunto, o Saw Palmetto, como o nome já indica é um tipo de palmeira(de nome científico serenoa repens), também conhecida como “planta anã americana”, característica da zona sudeste da América. Seus frutos têm sido utilizados devido a grande variedade de propósitos medicinais que oferece. A planta anã americana recebe suas propriedades medicinais dos ácidos graxos que contém.Ela atualmente é encontrada em pó ou cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Quais seus beneficios para a saude?

São vários usos, embora alguns deles ainda estejam passando por estudos médicos e acadêmicos:

Queda de cabelo

Muitos homens e mulheres, passaram a utilizá-la em subsitutição a finasterida. O uso da planta é considerado um tratamento natural. Ela inibe a ação do 5-alfa-redutase, que é a enzima que converte a testosterona em DHT, hormônio causador da calvície. Sua maior vantagem é trazer uma redução drástica nos efeitos colaterais causados pela Finasterida, como a impotência sexual, que afasta muitos homens do tratamento.

Síndrome do ovário policístico

Estudos apontam que o extrato da saw tem uma ação anti-androgénica, eficaz na síndrome do ovário policístico, um problema ginecológico em que os níveis de androgênio são elevados.

Anúncio Patrocinado:

Tratamento da próstata

Muitos homens acima dos 40 anos, sofrem com problemas urinários ou da própstata. Nesse caso a saw palmetto alivia os sintomas da HPB ou hiperplasia benigna da próstata, diminuindo a inflamação e bloqueando a conversão de testosterona em DHT. A DHT excessiva no corpo de um homem não só causa aumento da próstata, ele também pode causar queda de cabelo precoce. O que a saw palmetto tem de bom são seus compostos como ácidos graxos, resina, carotenos, esteroides, taninos, ácido oleico, flavonoides e polissacarídeos, entre outros, que são capazes de oferecer ao corpo propriedades anti-inflamatórias, antiestrogênicas, antisseborreicas, diuréticas, antiedematosas, etc

Existem contra indicações?

Os efeitos secundários são muito raros, embora já tenham sido relatados dores de cabeça, náuseas, diarreia e tonturas decorrentes do uso. É importante lembrarmos que todo e qualquer tratamento medicamentoso – seja ele natural ou farmacêutico – deverá ser orientado e acompanhado por um médico especialista de confiança, principalmente em casos de doenças graves como tumores.

No caso da queda de cabelo, quem já faz uso da finasterida, não deve utilizar em conjunto com a saw palmetto

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas informações e que consigam com sucesso incluir o saw palmetto em sua alimentação, obviamente depois de consultar seu médico de confiança.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *