Sal de fruta: o que é? Como age no corpo?

O sal de frutas é um poderoso medicamento antiácido estomacal. Saiba do que a combinação é feita e como ela age no corpo!

O sal de fruta age no organismo de maneira muito eficaz contra a azia e desconfortos no estômago, é ingerido a base de água e possui efeito é instantâneo. A composição química desse produto foi criada especificamente para diminuir a acidez no estomago, por este motivo, também é conhecido como antiácido.

Eno é a marca mais conhecida de sal de fruta. (Foto: Divulgação)

Eno é a marca mais conhecida de sal de fruta. (Foto: Divulgação)

O que é o sal de fruta?

O sal de frutas é feito a partir da combinação de diversas frutas que possuem o bicarbonato ou carbonato de sódio em sua composição, como por exemplo, a laranja e o limão. O ácido cítrico presente nessas frutas também é utilizado e responsável pela sensação refrescante provocada pela ingestão do antiácido.

O medicamento possui sabor neutro ou de frutas cítricas, é vendido em farmácias e supermercados e precisa ser dissolvido em água sem gás antes de ser consumido.

O antiácido sempre é encontrado em pó, devido a grande quantidade de bicarbonato de sódio em sua composição, a substância é classificada pelos químicos como alcalina solúvel e quando entra em contato com a água, libera gás carbônico através da efervescência. Essa liberação torna-se evidente quando soltamos o gás carbônico pela boca (arroto) após o consumo de o sal de frutas.

Como age no corpo?

Sal de frutao que é Como age no corpo 1

O remédio alivia azia e má digestão. (Foto: Divulgação)

Durante a alimentação, o estômago se prepara para a digestão produzindo uma substância chamada ácido clorídrico. A ingestão de comidas gordurosas ou qualquer outro alimento em grande quantidade provoca a liberação exagerada de ácidos no estômago, e faz com que a digestão seja desconfortável e dolorosa.

O clorídrico possui pH 2, ou seja, é extremamente ácido e causa a sensação de queimação na barriga. A ação do sal de frutas acontece de maneira bem simples, já que a sua composição química forma uma solução básica de carga elétrica oposta a dos ácidos estomacais, portanto, elas se atraem imediatamente. Essa ligação provoca a neutralização do pH, que passa de 2 para 3 ou 4, acabando ou diminuindo consideravelmente a azia.

Vale lembrar que nem sempre a azia é ocasionada pelo consumo de alimentos pesados como massas e feijoada, a alteração na quantidade de ácidos estomacais pode ser ocasionada também pelo nervosismo, ansiedade ou longos períodos sem refeições.

Onde comprar sal de fruta?

uma loja com bons preços são as Drogarias Onofre e Drogarias pacheco, clique e confira:

botao onofre drogaria

Quais são as recomendações?

O uso do sal de frutas é recomendado para aliviar dores, azia e queimação na barriga após as refeições, a ação ocorre diretamente no estômago, não sendo eficaz no tratamento de problemas intestinais.

Como consumir?

O sal de frutas é bem fácil de consumir: dissolva uma colher de chá em 200 ml de água. Depois, basta beber enquanto o líquido estiver ferventando. Em poucos minutos você vai perceber uma melhora na má digestão e azia. Se for preciso, repita até duas doses por dia, não mais que isso.

Como qualquer medicamento, o sal de frutas deve ser utilizado com moderação, o uso constante pode provocar o mau funcionamento dos rins, gases e diminuição da saliva. O antiácido é contraindicado para portadores de doenças hepáticas, insuficiência renal ou pessoas que possuem pressão alta, devido a sua composição a base de sal.

Recomendados para você: