Sabonete íntimo feminino: como utilizar e como escolher?

Veja como escolher corretamente seu sabonete íntimo feminino e os cuidados ao limpar a região íntima.

Sabonete intimo

Muitas mulheres chegam aos ginecologistas cheias de dúvidas sobre a  região íntima. A verdade, é que a região pélvica da mulher necessita de cuidados especiais. O local geralmente fica muito tapado durante o dia (principalmente quando se usa muito calça jeans para trabalhar), pouco arejado e úmido! Que pode ser um facilitador do aumento de bactérias e proliferação de fungos! Isso sem falar no cheiro característico que deixa a sensação que já é hora de tomar um banho!

Pensando nisso, o Guia do Corpo decidiu trazer essa matéria sobre o uso de Sabonete Íntimo para que mulheres pudessem ser informadas. Consultamos especialistas ginecologistas para obter informações preciosas para que você leitura, cuide do seu corpo e da sua saúde da melhor forma possível!  Siga a leitura e informe-se!

sabonete intimo-limpeza

 

Sabonete íntimo: usar ou não usar?

sabonete intimo usar ou nao

Eis a questão!

E é neste contexto que, muitas vezes, surge a questão: será que as mulheres realmente necessitam de um sabonete especial para sua higiene íntima? Por mais que esse tipo de produto não seja nenhuma novidade no mercado, esse ainda é um tema cercado de dúvidas.

Médicos especialistas em saúde da mulher nos explicaram que os sabonetes íntimos têm pH mais ácido, variando entre 4,5 a 5,5. Portanto, mais próximo ao pH da pele vulvar. E são hipoalergênicos (produtos com baixo potencial de causar alergia). São compostos por ácido lático, glicerina, ácidos graxos e controladores de pH.

Por isso o sabonete íntimo é dispensável no dia a dia. Em outras palavras: não é uma “obrigação” usá-lo!

Todavia muitas mulheres se sentem incomodadas com o cheiro característico da região íntima e optam por usar esses sabonetes que também são um bom controle de odores e parecem deixar a região mais limpa, isso porque  os diferentes tipos de sabonetes permitem cheiro e sensação mais agradáveis.

Apesar disso, é importante frisar que o uso recorrente de sabonetes íntimos não faz bem e ele deve ao menos ser usado um dia sim e outro dia não, para que o PH  e flora vaginal não fiquem comprometidas!

sabonete intimo-saude

Riscos de usar o sabonete íntimo

Quando há uso excessivo (mais do que três vezes ao dia) ou quando há fricção (esfregação que se faz sobre uma parte do corpo) exagerada na região vaginal, há risco de causar muita irritação na pele, pois a remoção da camada lipídica da pele pode causar desidratação e perda da proteção cutânea. O tempo usado na higienização não deve passar de três minutos, no máximo. Leia atentamente abaixo como fazer uso do sabonete íntimo.

Como usar o sabonete íntimo?

O sabonete íntimo pede alguns cuidados:

  • Não deve ser usado nas partes genitais internas (porque a chance de reações alérgicas é muito grande);
  • Não deve ser usado mais do que três vezes ao dia (o ideal é usá-lo apenas uma vez ao dia);
  • A higienização com esse tipo de sabonete não deve durar mais do que três minutos;
  • Não esfregar exageradamente a região.

A recomendação é que a higiene seja feita somente com os dedos (além da água e do sabonete íntimo, no caso), já que esponjas, cotonetes podem raspar a vulva e provocar ferimentos. A higienização deve se concentrar na vulva (parte externa), e os movimentos devem ser leves.

Veja abaixo listamos marcas de sabonetes íntimos muito procurados no mercado:

  1. Sabonete Íntimo Nívea Naturaldermacyd

    Anúncio Patrocinado:
  2. Sabonete Íntimo Dermacyd Neutralizedove

  3. Sabonete Íntimo Dove Fresh Careintimus

  4. Sabonete Íntimo Intimus pHdermacyd floral

  5. Proctodermproctoderm

 

Você pode encontrar esses produtos com o melhor preço do mercado na farmácia Onofre, basta clicar no botão abaixo!

Conclusão

A saúde da sua região íntima está em suas mãos. Só depende de você acertar na higienização, bem como adotar alguns hábitos que vão dificultar a proliferação de micro-organismos nocivos e o aparecimento de infecções. O principal erro que as mulheres cometem no dia a dia é não lavar de forma adequada a área entre os grandes lábios, as principais consequências disso são o odor desagradável e o corrimento (você ler ainda sobre corrimento marron e branco).

sabonete intimo-banho

Para finalizar, relembramos que é importante usar um sabonete íntimo líquido, que tenha um grau de acidez semelhante ao da região genital e que não agride a camada protetora da pele.  Se for cuidadosa, e seguir as instruções que falamos aqui, você poderá evitar que a flora bacteriana seja eliminada.

Já falamos aqui também sobre o lift gold serum, sugiro a leitura do artigo!

Esse artigo foi útil? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *