Pressão Arterial: como controlar?

A pressão alta é uma doença que atinge mais pessoas do que se possa imaginar, com certeza você conhece alguém que sofre desse mal. Também conhecida como hipertensão arterial ela é o primeiro passo para desenvolver outras doenças. Mas se você quer saber como controlar a pressão arterial alta confira esse artigo.

As pessoas hipertensas apresentam a pressão igual ou superior a 140/90 mmHg elas são as mais sujeitas a sofrer com problemas no coração, nos rins e até no cérebro. Ela é uma doença crônica, que não pode ser curada, mas pode ser controlada, desde que seja tratada de maneira correta.

Porém nem tudo mundo que apresente a pressão alta é hipertenso, pois  qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca, seja por causa de um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo.

como-medir-a-pressao-arterial-corretamente

 

Como controlar a pressão

Mesmo quem não é hipertenso pode apresentar pressão alta em alguma situação, e quem é hipertenso, mesmo não tendo cura, pode seguir algumas dicas para controlar a pressão e viver de forma saudável:

Peso ideal: o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue, o que faz com que o músculo seja exigido demais.

Exercícios físicos: As atividades físicas frequentes, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar.

Redução de sal: O sal em excesso na alimentação leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

 

Alimentação saudável: Tenha uma boa alimentação, uma dieta equilibrada para isso inclua  muitas frutas, verduras e legumes. Não é preciso eliminar a carne da dieta, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura.

Medicamentos: não deixe de tomar os remédios recomendados pelos médicos. Mas não se auto medique, pois  alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os anti iflamatórios e anticoncepcionais.

Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde.

Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

Anúncio Patrocinado:

Alimentos para controlar a pressão  arterial

A pressão arterial atinge quase 30% da população adulta brasileira. Porém além de alguns cuidados alguns alimentos podem ajudam a evitar e controlar a pressão arterial. Confira abaixo:

frutas-secas

Leguminosas: As amêndoas e nozes são boas fontes de magnésio e atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um antioxidante que auxilia a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.

ômega 3: Alimentos como a sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite são ricos em ômega 3. Os ácidos graxos do ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão em uma dose acima do valor diário recomendado, pois  a ingestão dessa substância está relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação.

Alimentos ricos em potássio: Os alimentos que possuem muito sódio estimulam a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial. Ja o potássio estimula a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, e na banana, por exemplo.

Leite e derivados: O leite e os seus derivados, por serem importantes fontes de cálcio, não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio.

 

Recomendados para você: