Pimentas termogênicas: aceleradoras do metabolismo!

As pimentas são  deliciosas fontes de vitaminas e além disso podem ser aliadas do emagrecimento, você sabia disso? Aqui vamos falar das vantagens dessas verdadeiras aceleradoras do metabolismo! Não perca essa leitura!!

Pimentas

As pimentas têm sua origem no continente americano e em nossa história, não tao distante, eram um produto luxuoso naquela época das grandes navegações, quando europeus cruzavam os oceanos em busca das famosas especiarias.

Por sua ardência característica, única no reino vegetal, resultante da presença de um grupo de alcalóides específicos, as pimentas aumentam a sensação de prazer (ligada a endorfina). Elas foram consideradas afrodisíacas por muitos e já  foram até proibidas para adolescentes por “aumentarem o calor” do corpo.

As pimentas pertencem ao gênero Capsicum, da mesma família da batata, tabaco, petúnia entre outras. Ao longo dos anos as plantas foram sendo domesticadas e sua cor, sabor, tamanho e forma foram se modificando pela seleção humana.

Pimenta afrodisíaca

Benefícios das Pimentas

Pimenta é um alimento de baixa caloria. Ele fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. As vitaminas como a Vitamina A, Vitamina B6 e Vitamina C. Alguns minerais tais como Magnésio, Ferro e potássio também são encontrados nas Pimentas. A Capsaicina é um composto presente na Pimenta, que é responsável para o calor característico.

As pimentas ajudam a aumentar a taxa de digestão e também ajudam na redução de gordura. Além disso, ainda estimula a produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão. Leia abaixo mais algumas propriedades terapêuticas dessa maravilha:

  • Melhora a saúde do coração, porque é rico em capsaicinóides, que ajuda a reduzir o colesterol no organismo;
  • Ajuda na redução de inflamação;
  • É rica em vitamina A, que é conhecida como a vitamina anti-infecção. Ela pode ajudar a manter a membrana mucosa saudável;
  •  É conhecida por ser eficaz contra câncer de próstata. A capsaicina ajuda a destruir células cancerosas sem danificar as células saudáveis. Eles ajudam a diminuir o nível de PSA, que é um dos principais motivos para o câncer de próstata;
  • Pesquisadores descobriram que as Pimentas podem reduzir a necessidade de insulina e necessária diminuir o nível de açúcar no sangue, ajudante no combate da diabetes;
  • Antioxidante
  • Cicatrizante

Pimentas para emagrecer

As pimentas, principalmente as de coloração avermelhada, são conhecidas pela sua ação termogênica. Esse tipo de alimento consome mais energia para ser digerido, induzindo o metabolismo a trabalhar em ritmo bem acelerado, o que aumenta a atividade do sistema nervoso, causando uma maior demanda por calorias e maior queima de gordura. Muito mais natural do que usar suplementos como o termogênico black mamba por exemplo.

O componente ativo das pimentas responsável pela atividade termogênica é a capsaicina, importante por estimular a secreção dos líquidos digestivos e o bom funcionamento do trato gastrointestinal, favorecendo a sensação de bem-estar após as refeições. Essa substância também possui efeito protetor na mucosa gástrica e é responsável pelo sabor picante das pimentas.

Anúncio Patrocinado:

Contra indicações

As pimentas não chegam a ser contra indicadas para ninguém, mas devem ser evitadas se estiver em período de gravidez ou estiver amamentado.

Em caso de consumo excessivo, se sentir muito ardor, deve fazer uso de bastante água para aliviar a sensação de ardência.

Mitos X Verdades sobre as Pimentas

1-Pimenta provoca úlceras e gastrites?

O alimento não pode ser considerado agente precursor dos problemas. No entanto, quem apresenta predisposição a eles pode ter o quadro agravado. Isso porque o fruto ajuda a aumentar a quantidade de enzimas digestivas, inclusive as ácidas – mesmo processo desencadeado por alimentos como café, laranja, abacaxi, frituras e refrigerantes à base de cola.

2-Desencadeia hemorroidas?

As pimentas também não são capazes de produzir a dilatação das veias da região, mas aumentam a sensibilidade de quem já sofre desse incômodo. Quando se ingere o alimento há a sensação de acaloramento no reto ao evacuar. Para quem possui hemorróidas a sensação aumenta e é daí que vem o tal mito.

 

3-Faz com que apareçam acnes e espinhas?

Não há no fruto nenhum componente que possa produzir qualquer mal estético. Espinhas são provocadas por distúrbios hormonais e bioquímicos. Além disso, é possível afirmar que a pimenta pode até ajudar nesses casos por contribuir para o equilíbrio do sistema imunológico.

Alguns tipos de Pimentas mais comuns encontradas em nosso país:

  • Pimenta Biquinho (Capsicum chinense)
  • Dedo-de-Moça (Capsicum baccatum)
  • Pimenta Cumari (Capsicum praetermissum)
  • Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens)
  • Pimenta Tabasco (Capsicum frutescens)

Conclusão

Se você tem algum problema gástrico ou alguma sensibilidade no consumo de alimentos picantes, é indispensável procurar um profissional médico gastroenterologista, que é o especialista em cuidar dos problemas do sistema digestivo.

É importante ainda lembrar que qualquer atividade ou uso de algo deve ser feito com equilíbrio. Não adianta tentar comer pimentas para acelerar o metabolismo, mas não ter a prática de exercícios e uma boa alimentação. Por isso, seja cuidadoso e use o bom senso sempre!

 

Gostou dessa matéria? Entre em contato com conosco, deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *