Período Fértil: do que se trata? Como funciona?

Período fértil deixa as mulheres com muitas dúvidas: conheça seus principais sintomas e saiba a data exata em que ele acontece e aumenta a chances da mulher engravidar.

Geralmente, o ciclo menstrual da mulher dura 28 dias. Durante esse período, uma série de transformações acontecem no organismo feminino, fazendo com que o corpo esteja totalmente preparado para iniciar uma gestação em determinados dias.

Durante o período fértil, a mulher tem mais chances de engravidar. (Foto: Divulgação)

Do que se trata o período fértil?

O ciclo menstrual se inicia com a própria menstruação, é quando o útero elimina uma camada espessa, formada apenas para receber o óvulo fecundado e começar a gestação. Esse período é chamado de folicular, inclui o tempo em que a mulher permanece menstruada e mais cinco ou seis dias, totalizando aproximadamente dez dias.

A partir do décimo dia do ciclo acontece a fase de ovulação, é nessa fase que ocorre o período fértil e há maior probabilidade da mulher engravidar. A fase dura oito dias, porém, a liberação do óvulo é feita exatamente na metade do ciclo menstrual, ou seja, para um ciclo de 28 dias, o óvulo é liberado exatamente no décimo quarto dia, quatro dias após o início do período fértil

É preciso lembrar que o espermatozoide pode sobreviver no organismo feminino por até cinco dias. Sendo assim, o período fértil não é apenas o dia da ovulação, mas também os quatro dias que antecedem e os quatro dias que o sucedem, já que há chances de fecundação.

Como reconhecer?

É bem mais fácil do que parece reconhecer o período de ovulação. (Foto: Divulgação)

O período fértil provoca mudanças no organismo feminino e por este motivo, tem alguns sintomas característicos. As mulheres que não possuem o ciclo menstrual regulado, devem ficar atentas a esses sinais para reconhecer a fase de ovulação:

Anúncio Patrocinado:

Secreção vaginal

A secreção vaginal aumenta, essa é uma maneira do organismo facilitar a chegada do espermatozoide ao óvulo. Essa secreção é esbranquiçada e não possui cheiro. Terminada a fase de ovulação, essa secreção diminui novamente.

Temperatura corporal

A temperatura do corpo da mulher aumenta durante o período fértil, como o aumento não é significante, não pode ser percebido sem o uso de termômetro. A temperatura a ser constatada durante essa fase é de 36,5°C a 37,5°C.

Libido

A libido também aumenta, devido as alterações em que ocorrem no organismo da mulher durante a fase de ovulação. Um bom exemplo é o aumento da produção de feromônios, esse tipo de substância é exalada pelo corpo da mulher e numa reação natural, atrai o sexo oposto.

Dor leve

Não é um sintoma comum em todas as mulheres, uma minoria sente dores no ventre, mais especificamente na região onde fica o útero. Essa dor não é forte e pode se caracterizar por pontadas ao longo do dia.

E aí? Restou alguma dúvida sobre como reconhecer o período fértil? Já falamos aqui sobre o anticoncepcional selene, sugiro a leitura do artigo. Deixe um comentário com a sua pergunta e responderemos o mais breve possível.

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *