Pano branco: o que é? Como tratar?

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



Você tem manchas esbranquiçadas pelo corpo? Pois saiba que isso pode ser caso de pano branco. Confira mais informações sobre esse problema de pele, os seus principais sintomas e tratamento.

Depois de tomar sol, algumas pessoas notam o aparecimento de manchas brancas pelo corpo. Essas marcas ficam em destaque na pele bronzeada e prejudicam a aparência. Para resolver esse problema, é necessário realizar um tratamento adequado.

O que é pano branco?

O pano branco, também conhecido como pitiríase versicolor, é um tipo de micose de pele causado pelo fungo do gênero Malassezia. O problema não é contagioso, portanto, uma pessoa não transmite pano branco para outra.

As pessoas não pegam pano branco por frequentar praias e piscinas. Esse tipo de micose também não tem nada a ver com falta de higiene. As lesões se formam por causa da ação do fungo causador e ficam ainda mais nítidas após a exposição ao sol. Por causa desse efeito, o pano branco é chamado erroneamente de micose de praia.

Causas do pano branco

O fungo Malassezia costuma viver de forma pacífica na pele humana. Em alguns casos, no entanto, ele se prolifera de forma exagerada e resulta na formação de pano branco.

As chances de desenvolver pano branco são maiores em condições específicas, como pele oleosa, sistema imunológico deficiente, suor excessivo, histórico familiar e alterações hormonais.

Sintomas de pano branco

O pano branco se manifesta no corpo através de manchas pequenas e múltiplas. A coloração é esbranquiçada, cinzenta, salmão e acastanhada. Essas marcas se instalam, principalmente, nas costas, no pescoço e nos braços.

Anúncio Patrocinado:
   

As lesões, causadas pelo pano branco, podem se manifestar junto com descamação da pele e coceira.

Tratamento para pano branco

O pano branco não oferece riscos à saúde. As pessoas costumam procurar ajuda médica mais por questões estéticas. O tratamento é realizado com medicamentos antifúngicos, como Fluconazol e Cetoconazol.

O uso de medicamentos orais pode ser complementado com produtos tópicos, como loções e cremes.

Somente o médico tem condições de receitar o melhor remédio para o paciente. Em geral, o tratamento medicamentoso dura de 7 a 21 dias.

O índice de cura do pano branco varia de 80% a 90%. O desaparecimento das lesões acontece gradualmente, portanto, não espere que elas sumam da noite para o dia ao iniciar o tratamento. O processo pode levar meses.

Caso você não queira tratar as manchas brancas de pele, não tem problema. Elas tendem a desaparecer com o tempo.

Remédios caseiros para tratar pano branco

Você não quer se tratar com medicamentos? Então aposte nos remédios caseiros. Há três sugestões que podem funcionar:

  • Esmague folhas de pé-de-feijão e espalhe o suco pela região manchada. Espere 20 minutos. Repita 5 aplicações para notar os primeiros sinais de melhora.
  • Misture água e bicarbonato de sódio. Em seguida, aplique essa solução na região afetada.
  • Prepare um chá com 3 folhas secas de aipim e 250 ml de água. Aplique a infusão nas manchas brancas.

E aí? Restou alguma dúvida sobre o pano branco? Pra quem quer uma pele bem bonita e bem cuidada, já falamos aqui sobre o famoso peeling de cristal, sugiro a leitura desse artigo.

Deixe um comentário com a sua pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *