Saiba por que a Nimesulida foi suspendida e proibida em diversos países

Conheça tudo sobre a nimesulida, por que ela é proibida lá fora e os perigos do seu consumo, confira aqui!

A Nimesulida é um remédio largamente utilizado para aliviar diversas dores, como dor de garganta, cólicas menstruais, dores na coluna, dor de ouvido, dor de dente, entre outras. Ela geralmente vem na forma de comprimidos, mas há ainda uma versão em gel, que pode ser consumida para diminuir a dor em tendões, ligamentos, articulações e músculos, principalmente em casos de traumas.

No Brasil, esse medicamento é amplamente produzido e vendido, além de obviamente prescrito por um grande contingente de médicos, seja da rede pública ou privada de saúde. No entanto, à despeito do que acontece no Brasil, múltiplos países no mundo já proibiram a produção e comercialização dele.

Entenda por que isso tem ocorrido.

Os problemas causados pela Nimesulida

nimesulida

O fator que tem provocado a suspensão e proibição da Nimesulida em diversos lugares do mundo é os problemas hepáticos que ela ocasiona nos pacientes.  Há alguns anos foram relatados 6 casos de pacientes que tiveram insuficiência hepática severa e por conta disso foram obrigados a fazer um transplante de fígado.

Alguns estudos apontam que esse quadro foi vertiginosamente agravado por conta do consumo da Nimesulida. Se o paciente já possuir algum problema hepático, ele é agrado; se ele não possuir, pode acabar desenvolvendo a qualquer momento o problema por conta da medicação, se houver um uso frequente e prolongado do mesmo.

Esses efeitos adversos graves no fígado dos pacientes têm preocupado demais os órgãos de saúde. Por conta disso, eles recomendaram que se evite o consumo desse medicamento, principalmente se ele for usado de forma crônica e ininterrupta. Diversos países da Europa já proibiram por completo a circulação dessa medicação.

Onde comprar nimesulida mais barato?

Se ela foi indicada pelo seu médico, locais com bom preço são a drogaria onofre e a pacheco, clique e confira:

botao onofre drogaria

A Nimesulida no Brasil

Por aqui no Brasil ( e também em Portugal) a Nimesulida continua a ser produzida e consumida em larga escala. Sua prescrição por parte dos médicos e sua comercialização em farmácias é frequente a tal porte do medicamente já existir na sua modalidade genérica. É um dos anti inflamatórios mais vendidos do país.

Desde o ano de 2007 a ISDB (International Society of Drug Bulletins)tem solicitado, com muita veemência, que a referida medicação deixe de existir nas prateleiras não somente da Europa, mas em todos os países do mundo.

Houve também alguns casos de pessoas que desenvolveram problemas renais em decorrência do uso da Nimesulida.

Recentemente alguns lotes do medicamento, fabricados por uma empresa do Paraná, foram proibidos de serem comercializados também, devido ao fato de terem havido alterações na elaboração do mesmo sem a devida comunicação prévia.

A toxicidade do Nimesulida

A Nimesulida, como dissemos, continua a ser amplamente comercializada no Brasil, sob os mais diversos nomes e inclusive na forma de genéricos. Contudo, muitos médicos já deixaram de prescrever o uso da medicação, por conta dos danos à saúde.

Recomendamos fortemente que sempre que um médico receitar a Nimesulida, o paciente pergunte da possibilidade de usar outra medicação similar. Se não houver essa possibilidade, ela deve ser usada apenas por um período máximo de 7 dias.

 

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *