Natação: veja os benefícios desse esporte para o corpo!

Veja tudo que a natação pode fazer pela sua saúde, conheça todos os benefícios que seu corpo pode atingir com essa prática!

Que os exercícios são uma excelente forma de manter o corpo saudável, todos nós sabemos. Mas o grande desafio é escolher um esporte que seja algo divertido, que a gente realmente se identifique, e que realmente traga benefícios para o nosso corpo. Se você é uma pessoa que não curte fazer nada, pode acabar descobrindo um esporte muito bom e que pouca gente dá valor: a natação. Vamos falar um pouco sobre como ela é feita e quais as vantagens pro corpo. Acompanhe conosco.

O que é a natação?

natação

Se for para colocar um significado mais técnico, podemos dizer que a Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. Ela é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.”

História

A arqueologia diz que há 5.000 anos na Índia, na localidade de Mahenjoara, existiram piscinas com aquecimento, da mesma forma que baixos relevos assírios retratam estilos rudimentares da “braçada clássica”, utilizada por soldados no Eufrates. A própria educação do Egito Antigo, há cerca de 3.000anos, indica a existência de professores de natação para as crianças nobres.Na Inglaterra se tem notícia da existência de associações desportivas praticando natação como esporte competitivo desde de 1839, sendo certo que apenas em 1869 surgiu a Associação de Natação Amadora.

Quando se realizou a primeira olimpíada da era moderna, a natação fez parte do rol dos desportos olímpicos selecionados pelo Barão de Coubertim, e, finalmente, em 1908, foi fundada a FINA (Federação Internacional de Natation Amateur). As primeiras competições consistia, apenas no nado de peito clássico.

Benefícios da Natação para o corpo

Um dos principais benefícios da natação é a perda de peso. A atividade, que tem alta queima calórica, auxilia na perda de peso devido ao aumento do consumo do oxigênio pelo organismo quando a atividade é praticada na água. A variação da frequência cardíaca em um único treino também é responsável por esse aceleramento.

Anúncio Patrocinado:

natacao fundo beneficios

Mas além disso:

Melhora do sistema respiratório

Como os pulmões são órgãos elásticos, a capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, esses músculos ficam mais fortes e, assim, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.

Articulações mais fortes

Com a natação, os músculos aumentam de tamanho e protegem mais os tendões e ligamentos. A sua lubrificação interna também melhora, diminuindo as dores causadas pelas doenças articulares.

 

Contra indicações

Não existem contra indicações conhecidas, a não ser que você tenha alergia a cloro ou problemas de pele frequentes. Mas claro, lembre-se de consultar o seu médico de confiança antes de praticar exercícios físicos. Ele pode pedir algum teste cardíaco ou coisa do tipo, ou indicar algum exercício específico se você já teve problemas antes.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que escolham a natação como esporte, afinal, é um dos melhores para saúde.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *