Meditação: veja os benefícios para corpo e mente!

Meditação é uma prática milenar comprovadamente capaz de fortalecer a saúde do corpo e da mente, através da desconexão com o mundo, da concentração e da busca pela paz interior.

A meditação surgiu no oriente há milhares de anos, era praticada por religiosos sempre com o objetivo de canalizar energias, encontrar respostas e conquistar sabedoria fora do mundo material. No ocidente se tornou popular por meio do reiki e da ioga, conquistando cada vez mais adeptos.

A meditação é uma prática milenar que estabelece o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (Foto: Divulgação)

A meditação é uma prática milenar que estabelece o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. (Foto: Divulgação)

Como funciona a meditação?

É natural que durante a maior parte do tempo toda a capacidade de concentração do ser humano seja voltada para o que existe no mundo, ou seja, para o trabalho, para a televisão, para um livro, entre outros, menos para si próprio.

A meditação é um momento de encontro consigo mesmo, onde através do silêncio e da concentração, toda atenção é direcionada apenas ao ser e estar, permitindo que pelo menos por alguns minutos não exista conexão com o que está ao redor. Ela serve para despertar a consciência espiritual.

Tipos de meditação

Veja a seguir os principais tipos de meditação:

Meditação com mantra

A meditação é realizada ao som de algum mantra, ele é utilizado para facilitar a concentração e permitir que a mente se desconecte do mundo. Os mantras são palavras curtas com significados específicos, o mais popular e mais utilizado durante a prática da meditação com mantra é o OM.

Anúncio Patrocinado:
   

Meditação Vipassana

Esse tipo de meditação faz com que a prática atinja o seu ápice através da concentração na respiração, ela é uma das mais populares na Índia. A mente também deve ser controlada para que o pensamento tenha como único foco você mesmo, sem julgamentos, comparações ou preocupações, é fundamental manter-se indiferente para compreender as coisas como realmente são.

Há diferentes tipos de meditação. (Foto: Divulgação)

Há diferentes tipos de meditação. (Foto: Divulgação)

Meditação guiada

Ela pode ser uma boa opção para quem nunca praticou meditação ou tem muita dificuldade de se concentrar. Ela é conduzida por um guia ou professor, que é responsável por fazer com que a meditação aconteça através de uma viagem imaginária. Na internet é possível encontrar vários sites que oferecem meditação a guiada.

Meditação deitada

É o tipo de meditação em que a pessoa permanece deitada enquanto medita, no entanto, essa prática não é recomendada para iniciantes, é necessário muito controle da mente para que cochilos não aconteçam.

Benefícios da meditação?

Qualquer tipo de meditação traz benefícios, todos relacionados à saúde e a qualidade de vida. A mente é a principal beneficiada, já que algumas qualidades e habilidades são desenvolvidas e aprimoradas durante a técnica, com destaque para a capacidade de concentração e o autocontrole. Confira mais benefícios da meditação:

  • Estabilidade emocional
  • Diminui estresse e ansiedade
  • Minimiza preocupações e eleva a gratidão
  • Melhora o relacionamento intra e interpessoal
  • Torna a pessoa mais otimista
  • Melhora a memória
  • Abaixa pressão sanguínea
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar e humor.

E aí? Você está pronto para restabelecer o equilíbrio da mente e do corpo através da meditação? Aproveite os benefícios. Já falamos aqui também sobre a massagem tailandesa, que é bem legal também, sugiro a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *