Matcha: chá que emagrece e tem vários benefícios!

Matcha faz emagrecer e ajuda o corpo de várias formas. Veja como funciona, preço, onde comprar e muito mais!

No mundo atual, muita gente busca em todos os meios da natureza o emagrecimento saudável e vinha encontrando no chá verde um dos seus aliados principais. Já falamos aqui em outra ocasião, sobre a cura pelos chás, artigo ao qual sugiro a leitura. Porém, o famoso cha verde tem perdido espaço para um “irmão”: o matchá. Produzido a partir da mesma planta – a camellia sinensis -, ele surge como uma opção e com a seguinte promessa: ter de 10 a 15 vezes mais nutrientes do que os chás tradicionais. No artigo de hoje vamos te mostrar como ele pode ajudar sua saúde, como preparar e até onde comprar mais barato.

O que é o cha matcha?

O matchá é uma tradição de longa data da cultura japonesa, foi descoberto há mais ou menos 800 anos atrás por monges budistas e é utilizado nas cerimônias de chá até hoje .Extraído da mesma planta de que se origina o chá verde, branco, vermelho e o ban-chá, o que o difere dos outros é o processo de produção. Totalmente protegido do sol, o Matchá é a primeira colheita da Caméllis Sinesis,  fazendo com que ela não sofra nenhuma ação de agentes externos, o que garante que a planta não oxide e mantenha todos os seus benefícios ainda mais concentrados. O processo é praticamente artesanal e depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente até que se transformem em pó.

matcha

Versátil, o matchá também pode ser utilizado em receitas de cookies, bolos, sorvetes e massa de quiche. É encontrado para venda em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.Ele é cultivado também de modo orgânico e tem todos os mesmos benefícios e catequinas que o chá verde em folhas tem, porém em maiores quantidades. O sabor é um pouco diferente, o do matcha é mais suave.

Esse chá ainda possui em sua composição a l-teanina , uma substância que ajuda a dissolver a gordura. Além disso pode ser encontrado nessa planta cafeína e flavonóides, substâncias termogênicas que aumentam o metabolismo e queimam gordura. Os aminoácidos encontrando no matcha também contribuem para a recuperação muscular, ideal para praticante de musculação.

Quais seus beneficios para o corpo?

São vários benefícios associados a sua ingestão, tais como:

  • É responsável por aumentar a energia do organismo, mantendo uma agradável sensação de vitalidade que dura em torno de 6 a 8 horas por dia;
  • Desenvolve o metabolismo, sendo um grande agente de limpeza para o organismo;
  • Trabalha na melhora da concentração e na redução de estresse;
  • Combate o envelhecimento por conter grande concentração de polifenóis antioxidantes;
  • Seu consumo habitual trabalha baixando a tensão arterial e o colesterol;
  • Contribui para a diminuição dos riscos de câncer de mama e incômodos pré-menstruais.
  • Ajuda a reduzir a celulite;
  • Trabalha na redução de peso.

Onde comprar mais barato?

Na loja natue você encontra os melhores preços, clique e confira:

Como preparar esse chá?

Como o chá matcha vem em pó, ele pode ser feito de um modo mais prático. Primeiro é preciso ferver a água, mantê-la na temperatura de 70ºC, depois é necessário colocar o pó de chá matcha dentro de uma tigela, acrescentar a água e mexer até dissolver. Serão formadas bolhinhas nas bordas da xícara, então, basta adoçar como preferir.

cha matcha

Existem contra indicações?

Embora seja um chá natural e que provem de ervas da natureza, o abuso de Matchá pode causar efeitos colaterais, como insônia, dor de cabeça e de estômago, irritabilidade, azia e diarreia. isso ocorre devido a grande concentração de clorofila e cafeína presente na planta – por isso não é recomendada para pessoas com úlceras e gastrite.

Uma outra recomendação é a de que crianças com necessidades nutricionais especiais, idosos e gestantes devem evitar seu consumo excessivo.

Conclusão

Bem caros leitores e leitoras, espero que tenham gostado das informações ok?

Se vocês tem dúvidas ou sugestões, podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *