Manteiga Ghee: preço, efeitos e benefícios para o corpo!

Manteiga Ghee pode ser uam excelente alternativa para o seu café da manhã, mostramos como ela é feita, como age no corpo e até o preço e onde comprar

Em nosso cotidiano, existem muitos alimentos naturais que vivem sendo mal aproveitados, ou que s”ao pouco conehcidos. Muita gente hoje em dia por exemplo, utiliza a margarina no café com pão, mas mal sabe que ela possui dezenas de compostos químicos que prejudicam e muito a saúde. Pensando nisso, é que muita gente começou a adotar a manteiga ghee em sua rotina. No artigo de hoje vamos explicar do que se trata e como ela é feita.Também daremos dicas de onde comprar mais barato e como consumir, acompanhe com a gente.

O que é a manteiga ghee?

ghee manteiga clarificada

Indo direto ao assunto, a manteiga ghee é uma forma estável de manteiga clarificada. Ela vem sendo usado por séculos na culinária tradicional da Índia, onde é conhecida por seus benefícios à saúde. Inclusive aqui no Brasil temos o nosso equivalente, que é feito da mesma maneira, mas tem outro nome, manteiga de garrafa, ou óleo de manteiga.O ghee ou manteiga de garrafa é um ingrediente muito versátil e pode ser usado em qualquer tipo de culinária, substituindo a própria manteiga ou outros óleos refinados.

O ponto de fumaça do ghee ou manteiga de garrafa é alto, significando que não se oxida facilmente e é ideal para se usar em qualquer tipo de cozimento ou refogado. Se sabor é rico, levemente amendoado.

Onde comprar mais barata?

No supermercados Extra, você encontra o melhor preço, clique e confira:

Quais benefícios do seu consumo?

Assim como a manteiga tradicional, a ghee é feita do leite da vaca ou da búfala. A grande diferença é que passa por um processo de clarificação, onde é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal.

São também observados os seguintes efeitos:

Anúncio Patrocinado:
  • Ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo;
  • Tem ação antioxidante;
  • Ela é benéfica para os rins e pulmões;
  • É rica em vitamina A, D, E e K;
  • Não possui sódio em sua composição;
  • É boa para o sistema gastrointestinal, estimulando a produção de suco gástrico e auxiliando na digestão;
  • Pode ser usada na pele para diminuir a inflamação e tratar queimaduras;
  • Quando usada no cabelo, auxilia no crescimento dos fios;
  • É uma gordura “boa”, que pode substituir a manteiga tradicional e o óleo em receitas que vão ao fogo.

Na medicina Ayurvédica ela é conhecida como o alimento sagrado e é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais. O Ghee se torna o alimento perfeito por possibilitar uma nutrição profunda em todos os tecidos, dhatus, além de ser empregado em inúmeras terapias.

Como usar na culinária?

manteiga ghee

Diferente da manteiga que em altas temperaturas se queima, o GHEE pode ser usado para refogar, para fritar em temperaturas entre 120° a 177° C. Você pode usar o ghee no lugar de outras gorduras. Ele contém beta-caroteno e vitamina A, D, E e K. O beta-caroteno  e a vitamina E, ambas, tem valor anti-oxidante.

Existem contra indicações?

Bom, para quem quer manter a dieta em dia é importante evitar consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa. Além do que, assim como a manteiga comum, o consumo em excesso pode levar a casos de diarréia.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham gosta de saber mais sobre essa alternativa que é a manteiga ghee. Já falamos de alimentos probioticos aqui como o simfort, espero que curtam.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *