Loratadina: efeitos, como funciona e mais!

Saiba tudo sobre a Loratadina, um antialérgico que reduz sintomas típicos da alergia. Entenda como funciona o medicamento e quais são os efeitos no organismo.

Milhares de brasileiros sofrem com crises de alergia. Isso acontece quando o corpo reage à alguma substância estranha, como poeira, produto químico, perfume ou pelo de animal. Para amenizar os sintomas, os médicos normalmente receitam um remédio antialérgico, como é o caso da Loratadina.

A Loratadina é usada para tratar alergias. (Foto: Divulgação)

A Loratadina é usada para tratar alergias. (Foto: Divulgação)

Como funciona a Loratadina?

A Loratadina é um medicamento anti-histamínico, portanto, que diminui todos os sintomas da alergia. Sua fórmula procura prevenir os efeitos da histamina, que, por sua vez, é uma substância produzida pelo próprio organismo.

Diversos remédios possuem Loratadina na composição, como é o caso do Alergaliv, Atinac, Lorasc, Claritin, Loritil, Loralerg, Loradine, entre outros.

Após administrar a Loratadina, na forma de comprimido ou xarope, o alívio dos sintomas é praticamente imediato.

Para que serve a Loratadina?

Quando administrada corretamente, a Loratadina alivia praticamente todos os sintomas associados à rinite alérgica. O remédio é excelente para combater coriza, congestão nasal, tosse, alteração no olfato e no paladar, coceira nos olhos, coceira na garganta e espirros. Os sinais de urticária também podem ser aliviados com o medicamento.

Woman with eyes closed blowing her nose

Efeitos colaterais da Loratadina

A superdosagem de Loratadina pode fazer o paciente sentir sensações diferentes. Os efeitos colaterais típicos do remédio são: sonolência, nervosismo, cansaço, dores no estômago, dor de cabeça, erupções da pele, boca seca e vermelhidão ocular.

Nos casos mais graves, a pessoa pode apresentar inchaço, batimentos cardíacos acelerados, pele amarela e crises convulsivas.

Caso o paciente note algum sinal estranho após ingerir Loratadina, é muito importante procurar um médico.

Onde comprar mais barato?

Nas 2 farmácias abaixo, você encontra com preço excelente, clique e confira:

Anúncio Patrocinado:
   

Como tomar Loratadina?

A dosagem ideal do remédio antialérgico depende da idade do paciente e do peso. Crianças com menos de 30 quilos, por exemplo, devem ingerir 5ml de Loratadina por dia. Já aquelas que pesam mais de 30 quilos devem ser tratas com a quantidade de 10 ml do medicamento, com uma dose diária.

Quem tem mais de 12 anos também deve ingerir 10 ml de Loratadina para tratar os sintomas de alergia. A frequência é de uma vez ao dia.

Loratadina na gravidez e na amamentação

Não há restrições quanto ao uso da Loratadina durante à gravidez. No entanto, a gestante deve comunicar o médico sobre o medicamento e verificar se os benefícios são maiores do que os riscos.

Durante o período de amamentação, no entanto, é recomendado descontinuar o uso do remédio anti-histamínico. Isso porque ele é excretado no leite materno e pode fazer mal ao bebê, principalmente ao prematuro.

Antes de iniciar o tratamento com Loratadina por conta própria, lembre-se de procurar um médico. Somente esse profissional tem condições de avaliar se o remédio é realmente a melhor solução para o seu caso.

A Loratadina nem sempre é suficiente para combater as crises de alergia. Também é muito importante evitar contato com o agente que está desencadeando a reação alérgica, como ácaro, pólen ou fundo.

E aí? Restou alguma dúvida sobre a Loratadina? Deixe um comentário.

Recomendados para você:

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *