Leguminosas: conheças as 4 mais saudáveis e seus benefícios!

Leguminosas fazem um bem imenso para a saúde, conheça as 5 mais saudáveis para incluir no seu cardápio

Muitos médicos e especialistas costumam dizer que grande parte dos problemas de saúde podem ser evitados, ou ao menos tendo sua ação diminuída, partindo de uma boa qualidade de alimentação. Deixar de lado fast foods, gorduras e doces em excesso, pode fazer muito mais pelo seu corpo do que se imagina.Já falamos aqui no passado sobre várias frutas como a goji berry e cranberry que fazem bem ao corpo e no artigo de hoje, vamos mostrar como as leguminosas podem ser excelentes para sua saúde. Vamos falar também, sobre 5 delas que são excelentes para o corpo. Mas primeiro, vamos entender o que é realmente classificado como leguminosa. Acompanhe.

O que são as Leguminosas?

leguminosas

Indo direto ao assunto, embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto. As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim. Este grupo alimentar deve fazer parte do seu cardápio diariamente. As leguminosas são essenciais para uma alimentação saudável. Mesmo pequenas, estão repletas de proteínas, contendo o dobro do que tem no milho e três vezes mais que no arroz. Outro fato interessante é que quando são consumidas junto com cereais formam uma proteína completa, que é mais barata que a proteína de origem animal – e, portanto, mais acessível às famílias com baixos recursos econômicos. Vamos conhecer então as 5 melhores para o nosso corpo

4 Melhores leguminosas

Feijão Branco

O feijão branco é um feijão pequeno, do tamanho de uma ervilha, de cor branco-creme. São feijões de sabor suave, densos e macios. Tal como outros feijões comuns, o feijão branco é uma das 13 mil espécies da família das leguminosas, ou plantas que produzem vagens comestíveis. Misturado com cereais integrais, como o arroz, o feijão branco, no que respeita à nutrição, proporciona proteínas de alta qualidade, virtualmente sem gordura.

Quais seus benefícios para a saúde?

Atua no combate a anemia, além de ser uma excelente fonte de fibras. Além disso possui várias vitaminas essenciais para nosso corpo. Somadas, as vantagens do consumo do feijão podem ser maiores ainda do que o consumo da soja – com a vantagem de que são, por essência, um prato que não pode faltar na mesa e no paladar do brasileiro.

Anúncio Patrocinado:

Ervilha

A ervilha é uma leguminosa de origem europeia, tendo sido bastante difundida, também, em algumas regiões da Ásia. As ervilhas são retiradas das vagens da espécie Pisum sativum, constituindo um ótimo alimento. Existem hoje 2 tipos de grão, o rugoso e o liso. Nos últimos vinte anos, o Brasil reduziu a importação da ervilha de forma significativa (70%). Isso se deve ao esforço feito pela Embrapa no sentido de desenvolver espécies mais resistentes às doenças e mais proveitosas que as espécies importadas.

Quais seus benefícios para a saúde?

A ervilha possui muitas vitaminas. A vitamina A é essencial para a visão e para uma boa formação dos ossos. As vitaminas do complexo B auxiliam no metabolismo energético e a vitamina C ajuda no processo de cicatrização.Além disso, ela é rica em sais minerais, como enxofre, potássio, ferro, cálcio, fósforo e cobre. Esses elementos favorecem os tecidos do corpo e regulam os impulsos nervosos.

Soja

Colhida em abundância no Brasil é fácil de se encontrar em mercados, inclusive com variedades de produtos como a “carne de soja” ou o “leite de soja”.

soja leguminosas

Quais seus benefícios para a saúde?

Ela fornece proteínas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco para o organismo. Além disso, seu leite pode ajudar a quem tem intolerância a lactose comum.

Lentilha

Utilizada há mais de 10mil anos na culinária, a lentilha é um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

Quais seus benefícios para a saúde?

A lentilha é fonte de ferro, proteínas, cobre, vitaminas e potássio o alimento é muito parecido com feijão, porém, com um tamanho menor e com um tempo para cozimento mais baixo.O ferro presente na lentilha mantém a anemia longe. Esse mineral faz parte da composição da hemoglobina, célula do sangue responsável pelo transporte de oxigênio. O alto teor de magnésio também contribui para a saúde do sistema cardiovascular.

Conclusão

Bem pessoal, espero que consigam incluir essas leguminosas no seu cardápio e que consigam se alimentar com sucesso ok?

Para quem quer emagrecer, sugiro a leitura do artigo sobre inibidor de apetite.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários! Até a próxima

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *