IMC do que se trata? aprenda calcular!

Que procura por uma vida saudável conhece todos os tipos de dietas da moda, exercicios funcionais, alimentos que devem ou não ser consumidos, e todos os cuidados que precisa se ter para que seu corpo esteja sempre com boa saúde. Mas o índice de massa corporal ( IMC) é algo muito importante de saber se você está realmente com a saúde em dia. Se você não sabe o que é o IMC e do que ele se trata, descubra agora nesse artigo o que ele significa e como calcula-lo.

 

calculo-imc

 

O que é o IMC

 

O índice de massa corporal, também conhecido como IMC é um cálculo que serve para determinar a quantidade de gordura presente no corpo de uma pessoa, e de acordo com esse cálculo é possível saber se a pessoa está com mais ou menos gordura do que deveria.

Com O IMC os profissionais da saúde, médicos, nutricionistas, etc, podem de maneira mais consistente e objetiva avaliar o peso dos pacientes e descobrir se ele está com risco de ter doenças que se desenvolvem com baixo peso ou com a obesidade.

O IMC é um cálculo estatístico, concebido como uma ferramenta de avaliação. Ele pode ser aplicado a grupos de pessoas para determinar as tendências ou pode ser aplicado a uma pessoa individualmente. Quando aplicado individualmente, ele é apenas uma das várias avaliações usadas para determinar os riscos de saúde relacionados como sendo de baixo peso, sobrepeso ou obesos.

O sobrepeso e a obesidade  são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras doenças.

O  IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações. Os valores do cálculo são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo.

 

Como calcular o IMC

Calcular o IMC é fácil, e você pode fazer isso em casa, para isso você precisará de saber qual a sua altura e peso. Para calcular você deve dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado ou seja IMC= Peso/altura². A partir deste cálculo você saberá  um número que é o seu  IMC. Este número, quando comparado com a distribuição estatística para adultos indica se o indivíduo está abaixo do peso, médio peso, sobrepeso ou obesidade. A fórmula para calcular o IMC das crianças é o mesmo para adultos, mas o número resultante é interpretado de forma diferente.

Anúncio Patrocinado:

Formula-do-IMC

 

Como interpretar o IMC em adultos

A interpretação do IMC para adultos ( pessoas com mais de 20 de anos) é o seguinte:

IMC abaixo de 18,5: baixo peso

IMC 18,5-24,9: peso normal

IMC 25,0-29,9: excesso de peso

IMC 30 e acima: obesos

O IMC de 17 ou abaixo é uma indicação de desnutrição grave, com risco de saúde. Mas em alguns casos um IMC baixo com a  ausência de doença é muitas vezes uma indicação anorexia nervosa no outro extremo da escala. Já um IMC de 40 ou maior indica obesidade mórbida que carrega um risco muito elevado de desenvolver doenças relacionadas com a obesidade, tais como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes tipo 2.

 

Interpretação do  IMC em crianças e adolescentes

A fórmula para calcular o IMC de crianças com  idades entre 2 e 19 anos é o mesmo que a fórmula utilizada no cálculo de IMC para adultos, mas os resultados são interpretados de forma diferente. A Interpretação do IMC para crianças leva em consideração que a quantidade de gordura corporal muda conforme as crianças crescem e que a quantidade de gordura corporal é diferente em meninos e meninas da mesma idade e peso.

Em vez de atribuir uma criança para uma categoria de peso específico com base no seu IMC, o IMC de uma criança é comparada com outras crianças da mesma idade e sexo. As categorias de peso para crianças são:

  • Abaixo do percentual 5: baixo peso
  • percentual 5 a 85 percentual: peso saudável
  • percentual 85 a 95 percentual: risco de excesso de peso
  • percentual acima de 95: excesso de peso

 

Recomendados para você: