Fisiculturismo: Saiba tudo sobre esse esporte

Em busca de um corpo definido as pessoas intensificam a malhação, começam a tomar suplementos, mudar sua rotina de alimentação e a buscar uma vida mais saudável. Algumas pessoas gostam tanto da definição de músculos que passam para o fisiculturismo, porém esse esporte ainda gera muitas dúvidas. Se você quer saber mais sobre o fisiculturismo leia este artigo e saiba tudo sobre esse esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos.

23-05fisio

O que é o fisiculturismo

O fisiculturismo é considerado como um esporte, pois é composto por um sistema de exercícios para fortalecer e aumentar os músculos do corpo. Além disso os atletas fazem esforços físicos de grande intensidade na prática do exercício e é preciso controle intenso do corpo.Muitos apelam para esteroides como o durateston, mas isso pode trazer graves problemas para o corpo e ainda eliminá-lo de competições.

Para o desenvolvimento dos músculos, o fisiculturista utiliza estratégias como: Treinamento em resistência de pesos, repouso e nutrição especial, acrescentando proteína extra à alimentação, inclusive através de suplementos alimentares, entre outros.

Apesar de não ser um esporte olímpico o fisiculturismo ele está incluso no Pan-americano e nos Jogos Asiáticos. Existem ainda alguns campeonatos amadores.

Para participar de competições os atletas precisam atender a alguns pré requisitos como  volume dos músculos, proporção entre eles e a definição muscular. A competição é disputada através de comparação das seguintes condições:

  • Tamanho dos músculos
  • Força
  • Proporção
  • Definição
  • Estética

Fisiculturismo feminino

O fisiculturismo durante muito tempo era praticado em sua maior parte por homens, mas vem ganhando cada vez mais o gosto das mulheres. O esporte consiste essencialmente em malhar para a definir os musculos e ter uma boa dieta. Alimentação, exercícios para queima de gordura e massa gorda são essenciais para uma boa definição. Um bom treinador, um personal trainer também auxiliam no processo, uma vez que é necessário elaborar um bom treino já que o mesmo treino não serve para duas pessoas, pois diversos fatores mudam, como o peso corporal, sua capacidade física, resistência e o principal: objetivo. Nem todo mundo que pratica o fisiculturismo tem como meta uma competição. Pode ser algo apenas para definição corporal, nesse casos os treinos são mais leves do que se fosse para competições.

Anúncio Patrocinado:

arte01copy

Modalidades do fisiculturismo

A competição de fisiculturismo é dividida em algumas modalidades que se diferem entre os homens e as mulheres.

No fisiculturismo masculino os atletas treinam todas as partes de seu corpo e músculos a fim de obter o tamanho máximo, mas de forma equilibrada e com harmonia. Aqueles que conseguirem demonstrar maior riqueza de detalhes musculares receberão as maiores pontuações nas competições.  E a outra questão fundamental a ser avaliada é a linha, ou seja, a visão geral do físico, que deve ser construído de forma proporcional e simétrica.

Na modalidade masculina do fisiculturismo existem algumas divisões:

A divisão Sênior com oito categorias de peso:  até 65 kg, até 70 kg, até 75 kg, até 80 kg, até 85 kg, até 90 kg, até 100 kg e acima de 100 kg.

Já a divisão master tem categorias separadas por idade e peso que são

  • Máster I (40-49 anos), com as categorias: até e incluindo 70 kg; até e incluindo 80 kg; até e incluindo 90 kg e acima de 90 kg.
  • Máster II (50-59 anos): até e incluindo 80 kg e acima de 80 kg;
  • Máster III (Acima de 60 anos): Categoria Aberta / Única

Já no fisiculturismo feminino algumas das modalidades mais populares são:

  • Bikini – é a mais leve e a mais disputada, na qual mulheres proporcionais e sem muita definição muscular mostram um corpo sarado e sem tanta força. O corpo deve estar ao natural, mas maquiagem e óleos ajudam a mostrar melhor os músculos definidos.
  • Wellness (body summer) – nesta categoria a avaliação é pelo corpo e sua definição. As concorrentes devem apresenta um baixo percentual de gordura, apenas músculos definidos mesmo. O corpo deve ter uma aparência saudável e sem exageros. 

Pra quem gosta de malhar de verdade, sugiro que leia nosso artigo sobre a estação de musculação que é bem bacana

Recomendados para você: