Fibras na alimentação: veja como ajudam nosso corpo!

Veja como  uso de fibras na alimentação pode beneficiar seu corpo e te dar muito mais qualidade de vida.

No nosso cotidiano, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em emagrecer rápido, nem que seja com o uso de suplementos alimentares, como por exemplo o super slim x. Porém, ao invés de adotar esse tipo de suplemento, existem compostos na natureza que podem ser tão benefícios tanto, e estão disponíveis em qualquer supermercado: as fibras alimentares. No artigo de hoje vamos falar como elas funcionam em nosso corpo, como são benéficas e até ajudam a perder peso. Acompanhe conosco.

O que são as fibras?

Bom, as fibras são alimentos naturais presentes na natureza, que podemos classificar como 2 tipos:

1. Fibras solúveis

Sua maior fonte está relacionada às frutas, verduras, legumes e em farelos de aveia. Este tipo de fibras está diretamente relacionado à prevenção de doenças relacionadas ao coração e também atuam na diminuição dos níveis de colesterol.

2. Fibras insolúveis
Já as fibras insolúveis são encontradas em todos os tipos de grãos de cereais (milho, grão de bico, soja) e em todas as frutas quando consumidas com casca.

Essas fibras estão direcionadas a prevenção de doenças relacionadas ao intestino, devido a sua principal ação em atuar na aceleração do bolo fecal dentro do intestino.

Quais os benefícios das fibras na alimentação?

O consumo de fibras diariamente traz uma série de benefícios para nossa saúde, confira :

Reduz o colesterol total 
Ajuda a controlar a glicemia 
Bom funcionamento intestinal 
Previne o aparecimento de câncer intestinal
Proporciona sensação de saciedade 
Auxilia a controlar o peso

fibras alimentacao

Anúncio Patrocinado:
   

Uma dieta rica em fibras alimentares é importante para auxiliar a manutenção da saúde do nosso intestino. É que ela contribui para a diminuição do risco de desenvolvimento de hemorróidas e pequenas bolsas no cólon, também conhecida como doença diverticular. Algumas fibras podem ser fermentadas no cólon e alguns pesquisadores têm estudado como esse processo pode ajudar na prevenção de doenças nesse órgão.

As fibras ajudam em relação ao colesterol porque diminuem os níveis do colesterol ruim (LDL). Estudos ainda apontam que elas podem trazer benefícios à saúde do coração, reduzindo a pressão sanguínea e inflamação.

Um outro efeito benéfico é que pessoas com problemas de prisão de ventre, acabam conseguindo equilibrar seu organismo com a utilização de fibras.

Onde encontrar para consumir?

Se você quer farinhas de fibras concentradas, pode encontrar em lojas como a natue, clique e confira:

As fibras também estão presentes em maior quantidade em verduras, legumes, leguminosas, frutas, cereais integrais (arroz, pão, macarrão, biscoito, etc) e cereais matinais (aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, etc).

Tabela de alimentos com as quantidades de fibras presentes:

Por que é tão importante consumir fibras

Existem contra indicações?

A única contra indicação é que seu consumo excessivo pode provocar perturbações intestinais como gases e diarreias, o que pode resultar na eliminação de alguns princípios nutritivos essenciais.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações e que as fibras te ajudem a perder peso com sucesso, além de melhorar a saúde do corpo.

Se houver alguma dica de artigo ou sugestão do que querem ler aqui, deixem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *