Os Inúmeros Benefícios da Farinha de Banana Verde (e dicas de como fazer em casa)

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



A banana é um fruto que faz parte do cotidiano dos brasileiros – está entre as mais consumidas, mas que tem ganhado destaque nos últimos anos é a Farinha de Banana Verde.

Além das propriedades naturais da fruta, quando ela não está madura há um componente especial que ela traz e que chama muito a atenção: o amido resistente

O amido resistente é característico dos frutos quando verdes, porque no processo de amadurecimento, essa substância é degrada para se formar a sacarose – o açúcar natural das frutas.

Para que serve a farinha de banana verde

A farinha de banana verde contém vários benefícios para a saúde que vão desde o controle da fome até a manutenção de baixos níveis glicêmicos no sangue. Confira abaixo todas as qualidades desse alimento:

Previne o câncer de intestino

O amido resistente passa direto pelo intestino delgado, não é absorvido e nem digerido e quando chega no intestino grosso é digerido pelas bactérias. O resultado dessa digestão é a produção de substâncias benéficas para o intestino grosso e para o organismo em geral.

Controle da diabetes

O amido resistente presente na banana verde ajuda a controlar a diabetes porque demora mais para ser digerido, provocando uma estabilização dos níveis de glicemia no sangue.

Para os diabéticos, isso significa que haverá uma regularização da quantidade de insulina no sangue. Para os pré-diabéticos o resultado é a prevenção do desenvolvimento da doença.

Antidepressivo natural

A banana, tanto verde como madura, possui grandes quantidades de vitamina B1, B6 e substância Triptofano. Todas elas ajudam a manter a saúde mental, previnem a depressão e liberam maiores níveis de seratonina – o hormônio que dá sensação de felicidade.

Melhora o trânsito intestinal

A banana verde contém enorme quantidade de fibras insolúveis que ajudam a manter o bolo alimentar mais molhado e consequentemente acelerar o processo de digestão e absorção dos nutrientes. Com um sistema digestor funcionando regularmente a sensação de inchaço diminui e o sistema de defesa do organismo se fortalece.

Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos

O processo de digestão mais completo e eficiente faz com que as moléculas se unam no bolo fecal ao invés de ser absorvidas na corrente sanguínea. Assim, são eliminados do corpo com mais facilidade.

Anúncio Patrocinado:
   

Ajuda nos treinos

A banana é muito rica em sais minerais, em especial em potássio. Essa substância ajuda a combater distensões musculares, cãibras e previne doenças cardíacas. Para quem pratica atividades físicas regulares esses benefícios tendem a otimizar o funcionamento dos músculos e ajudam na recuperação após esforços.

Emagrecimento

Um uso muito comum da farinha de banana verde é para fins de perda de peso. Quando incorporada à refeições ela dá saciedade e faz com que se coma menos.

Quando se está de dieta ela pode ser colocada junto aos lanches da tarde em iogurtes naturais, ajudando a controlar a fome, aumentando os níveis de seratonina e evitando que ocorram os deslizes e mau humor típicos das adaptações alimentares.

Veja no infográfico abaixo, tudo que ela pode te proporcionar:

Como fazer farinha de banana verde

A farinha de banana verde é amplamente comercializada por diferentes tipos de fabricantes e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e à venda na internet. Mas você também pode produzir a sua própria farinha em casa, tudo o que você vai precisar são 10 bananas bem verdes. Veja como fazer:

  1. Descasque as 10 bananas e corte em finas rodelas
  2. Coloque-as viradas para baixo lado a lado numa assadeira. Quanto mais espaçadas ficarem melhor
  3. Coloque no forno até que fiquem completamente ressecadas (de 30 a 40 minutos)
  4. Espere esfriar
  5. Quando estiverem frias coloque-as no liquidificador e bata
  6. Peneire bem em um recipiente escuro e com tampa
  7. Pronto, sua farinha de banana verde ficou pronta

Como usar

A farinha de banana verde é um alimento barato que pode ser incluído no preparo de alimentos substituindo a farinha branca no preparo de pães e bolos ou adicionado no arroz, feijão, iogurtes e outros.

A quantidade correta de banana verde a ser utilizada por cada refeição é de 30 gramas, o que equivale até a 2 colheres de sopa não muito cheias.

Para quem quer emagrecer deve-se tomar em jejum misturado com água para ajudar a dar mais saciedade e assim ajudar a controlar a quantidade de alimentos ingeridos.

A banana verde poderia ser comida naturalmente sem necessidade de transformá-la em farinha, mas o sabor é ruim e tem aspecto marrento que dificulta a deglutição. Quando está em pó não apresenta gosto forte e é mais fácil de ser conservada e manter o amido resistente na sua forma natural antes que se transforme em sacarose.

Por não ter formado sacarose a banana verde não tem sabor tão doce quanto a da banana madura e ao mesmo tempo tem menor potencial calórico, por isso você pode comer sem problemas. Só cuidado com os exageros, pois o consumo em excesso pode acarretar em intestino preso.

Conclusão

Gostaram das informações pessoal?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *