Farelo de Aveia: conheça os benefícios para seu corpo!

Usado na alimentação desde os tempos bíblicos, o farelo de aveia é uma excelente fonte de nutrientes, confira seus benefícios e até onde comprar mais barato.

As fibras naturais estão cada vez mais sendo utilizadas em nossa alimentação, praticamente uma “moda”. Mas engana-se que o uso desse tipo de alimento começou há pouco tempo. Muitos deles como o trigo, linhaça e a mostarda, já são conhecidos da humanidade desde os tempos bíblicos. E um desses cereais que sempre estiveram por aí, mas só há pouco tempo foram redescobertos é o farelo de aveia, que tem excelentes nutrientes e propriedades para o corpo. Acompanhe conosco.

O que é o farelo de Aveia?

É preciso antes esclarecer a diferença entre a farinha e o farelo.Farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão. Farelo de Aveia é obtido da camada externa do grão. A farinha perde na carga de fibras enquanto o farelo possui maior concentração.Ambos auxiliam no bom funcionamento do organismo e proporcionam saciedade. O farelo de aveia, por conter alto teor de fibras solúveis, torna-se mais eficiente na propriedade de reduzir e manter baixos os níveis de colesterol sanguíneo.

A aveia é encontrada em farelo, em flocos finos ou grossos, e ainda em farinha. Mas lembre-se de que o farelo de aveia é o modo considerado mais nutritivo, ainda com grande quantidade de fibra beta-glucana, a responsável por regular os níveis de glicemia e reduzir o colesterol.

 

O que ele traz de bom para o corpo?

Alguns dos benefícios que ela traz para o corpo:

  • Diminuição do colesterol mau. O farelo de aveia absorve o colesterol e expulsa-o através das fezes, reduzindo o risco de doenças do coração.
  • Ajuda a regular o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre
  • Aumenta a saciedade ao provocar a sensação de “estômago cheio”, tornando-o um alimento imprescindível para emagrecer
  • Diminui a absorção do açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos e a perda de peso.
  • Ofrece proteção contra o cancro do cólon

Devido à presença de fibras solúveis, o consumo da aveia auxilia na redução das taxas de colesterol ruim e protegem contra doenças cardiovasculares. A aveia melhora ainda o funcionamento intestinal e promove a saciedade, tópicos que serão abordados com sua relação com o emagrecimento. A ingestão desse alimento está ainda associada, de acordo com pesquisas do Imperial College, à redução do risco de câncer colorretal. Além disso, ao regular o funcionamento intestinal, a aveia aumenta ainda as defesas orgânicas do corpo, uma vez que auxilia no controle da saúde da flora intestinal eliminando do intestino as bactérias ruins.

Anúncio Patrocinado:
   

Como consumir?

farelo de aveia consumo

Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. Claro que a dose deve ser ajustada a cada um individualmente. Você pode colocar na vitamina, ou fazer um mingau.

Não existe um horário exato que a aveia deve ser consumida no dia, você pode usá-la em qualquer horário onde carboidratos seriam bem vindos, ou seja, se você tem como objetivo ganhar massa muscular, ela pode ser usada em praticamente qualquer refeição do dia (ao acordar, antes e depois do treino, antes de dormir, etc…). Ou após suplementos como somatodrol ou whey.

Onde podemos comprar mais barato?

Os locais para encontrar o farelo de aveia são lojas de produtos naturais ou pela internet, como a Natue clique e confira:

Existem contra indicações?

Via de regra, a aveia é geralmente bem tolerada, sem efeitos adversos em indivíduos saudáveis​​. Alguns indivíduos sensíveis podem apresentar sintomas adversos a aveia, semelhantes aos de intolerância ao glúten e deve excluir a aveia da dieta. isso ocorre pois a aveia pode ser contaminada com outros grãos, como o trigo, tornando-os impróprios para pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten) ou alergia ao trigo. É importante aos indivíduos alérgicos ou intolerantes ao trigo, ou a outros tipos de grãos, que comprem apenas aveia certificadas como pura de contaminação.

Conclusão

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso se beneficiar do farelo de aveia em suas vidas

Dúvidas ou sugestões de outros  alimentos legais como a aveia podem ser deixadas nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *