Dieta Low Carb: como funciona, efeitos e mais!

Dieta Low Carb se tornou tendência no mercado, mostramos tudo sobre ela, seus efeitos e se existem contra indicações.

Emagrecer é um desafio para muitas pessoas, mas na ânsia por resultados, muita gente apela para remédios fortes como por exemplo a sibutramina. Em paralelo, todo dia surge uma nova dieta no mercado. Começa aparecendo na Tv, em seguida algum famoso(a) diz que fez e logo logo a população em geral entra na onda. E uma dieta que vem

O que é a Dieta Low Carb

dieta low carb

Indo direto ao assunto, As Dietas Low Carb são aquelas que apresentam maior quantidade de gorduras do que proteínas e, claro, de carboidratos. A lógica dessa composição é que quanto menor a quantidade de insulina liberada, menor será o acúmulo de gordura corporal. Para quem não sabe, a insulina é um hormônio que favorece o ganho de peso, e a sua liberação no organismo acontece quando consumimos carboidratos.

No conceito low carb, uma boa dieta deve incluir carboidratos “do bem”, ou seja, aqueles de menor impacto glicêmico, que forneçam fibras, nutrientes e compostos bioativos. Legumes, verduras, frutas, tubérculos, leguminosas, sementes, biomassa de banana verde, farelo de aveia e as oleaginosas são as melhores opções.

Ela funciona? Por que?

O principal objetivo da dieta low carb é obrigar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos.

A dieta low carb vai muito além de somente restringir o consumo de carboidratos, mas também inclui outros nutrientes que balanceiam a alimentação e fazem com que a gordura corporal seja queimada de forma mais rápida (por isso a dieta ficou conhecida por secar a barriga). Num plano alimentar comum o consumo de carboidratos corresponde de 45% a 55% do que comemos, já na low carb esse percentual deve ficar abaixo dos 20% total de calorias.

A diferença da dieta low carb, é que não existe um controle de calorias, e consequentemente, não existe fome. Isso mesmo: em uma dieta low carb, é possível comer o quanto se queira. Algum tipo de mágica? Não! Ciência.

Cardápio Dieta Low Carb

Um dos cardápios mais utilizados pelas dietas low carb, mais especificamente pela dieta paleo se trata de:

– Café da Manhã: omelete feita com queijo, salsinha, cebolinha e 1 colher de chá de semente de linhaça dourada;

– Lanche: 1 xícara de café com creme de leite;

Anúncio Patrocinado:

– Almoço: peito de frango assado com bacon e couve refogada no óleo de coco;

– Lanche: ½ xícara de morangos com 1 colher de creme de leite e adoçante;

– Jantar: 1 lata de atum e 1 xícara de legumes cozidos

– Ceia: 1 pedaço de queijo e ½ pera

Existem contra indicações

Sim, é preciso sempre estar em dia com seus exames médicos e verificar como andam suas taxas corporais. E não é só isso a se prestar atenção na dieta low carb. Ao evitar o carboidrato, o corpo entra em um estado chamado cetose: quando acaba a gordura consumida, o organismo passa a usar a gordura corporal como combustível. Esse estado  pode levar a alterações neurológicas, causando irritação, ansiedade, alterações intestinais e mal estar. Na falta de carboidrato, o corpo acumula muitas substâncias tóxicas e altera o intestino. O bolo fecal entra em putrefação, levando à halitose, popularmente conhecida como mal hálito.

Estudo sobre a Dieta low carb

dieta low carb funciona

Um estudo de revisão publicado em 2016 na revista Endocrinology and Metabolism Clinics of North America avaliou a eficácia de várias dietas restritivas (low-carb, mediterrâneo e equilibrada tradicional) para quem deseja emagrecer. A conclusão foi que todas foram eficazes só que em curto prazo. Sendo assim, o emagrecimento não se deve apenas de restrição de carboidratos. A quantidade total de calorias ingeridas diariamente são as reais responsáveis pela perda de peso. Além de tudo, dietas muito restritivas podem causar malefícios à saúde.

Conclusão

Voltamos a alertar novamente, que qualquer dieta deve ser feita somente com acompanhamento do seu médico nutricionista, nosso site não recomenda a adoção da dieta low carb nem qualquer outra parecida, sem que antes você se informe com seu médico o que é melhor para você.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *