Dieta Dukan: Veja como funciona e porque ela é tão famosa!

Se você é uma adepta da boa saúde e da boa forma é possível que já tenha ouvido falar da Dieta Dukan, uma das mais famosas e que vem dando mais resultado atualmente. Muitas famosas, como Jennifer Lopez, Penélope Cruz e Kate Middleton, já declaram seguir o cardápio da dieta, e isso ajudou a torná-la ainda mais conhecida. A seguir vamos te explicar tudo sobre esse método inovador, como funciona a dieta, cardápio e outras informações. Continue lendo para saber!

dieta-dukan

O método

A dieta Dukan foi planejada pelo nutrólogo argentino Pierre Dukan, com mais 40 anos de experiência. Todos os seus princípios foram explicados em vários livros – “Eu não consigo emagrecer”; “Método Dukan Ilustrado”, “Escada nutricional” –  em que o nutrólogo explica as bases da dieta, suas fases, além de livros de receitas, sempre com tons motivacionais, incentivando as pessoas a persistirem no cardápio. Além da perda de peso, o método Dukan garante uma pele mais firme, mais bonita e toda uma renovação no organismo.

As fases da Dieta Dukan

Primeira fase: Fase de ataque

Essa é a primeira fase da dieta, em que estão permitidos apenas alimentos ricos em proteínas, como as carnes magras, ovos, peito de peru, iogurte, queijos magros e leite. Além disso, nessa primeira fase deve-se comer 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, já que ela aumenta sensação de saciedade, e 1 colher de goji berry, por suas propriedades antioxidantes e termogênicas.

Além disso, na fase de ataque não é permitido consumir nenhum carboidrato, tais como arroz, pães, macarrão, frutas e doces.

Deve-se acompanhar esse cardápio entre dois e sete dias, sendo possível perder até 5kg nesse período.

Segunda fase: Fase de cruzeiro

Nessa etapa, o cardápio da dieta Dukan já permite o consumo de alguns legumes e verduras (crus ou cozidos e temperados com um pouco de sal, limão e azeite), porém, os carboidratos, doces e frutas ainda estão de fora da dieta. Quanto aos doces, apenas a gelatina ligth está permitida.

Dentre os legumes permitidos estão: pepino, rabanete, cogumelos, acelga, berinjela e abobrinha, tomate, alface.

Além disso, na segunda fase da dieta Dukan você deve intercalar os alimentos. Isso significa que em um dia você deve comer apenas proteínas, e no dia seguinte proteínas, legumes e verduras. Esse cardápio deve durar sete dias, em que é possível perder até 2kg.

Anúncio Patrocinado:

dieta-dukan-fases

Terceira fase: Fase de consolidação

Nessa fase, além da proteína e dos legumes e verduras você deve passar a comer também duas porções de frutas por dia, além de duas fatias de pão integral e uma porção de queijo. Como se trata de uma fase em que alimentação se torna menos restrita, você também pode fazer duas refeições completas por semana, acompanhada de uma taça de vinho ou cerveja, de acordo com a sua preferência. Ainda estão proibidos arroz, macarrão e feijão mais de duas vezes por semana, e dentre as frutas proibidas estão uva, banana e cereja.

O tempo de duração dessa fase da dieta varia de acordo com os quilos que você deseja perder, sendo que a fase deve durar 10 dias para quilo.

Quarta fase: Estabilização

Essa é a última fase da dieta, e o objetivo dela é a manutenção do peso. Aqui, você deve voltar aos seus hábitos gradualmente, porém são permitidos apenas os alimentos que já foram consumidos durante as fases anteriores da dieta. Porém nessa fase, uma vez por semana você deve tomar apenas leite desnatado e e carnes magras. Também se deve comer três porções de frutas por dia.

Outras orientações também são importantes para o sucesso da dieta Dukan, como

  • consumo de pelo menos dois litros de água por dia
  • realização de exercícios regularmente
  • eliminação do consumo de álcool

Você já fez ou faz a dieta Dukan? Conte pra gente nos comentários quais foram os resultados que você alcançou!

Recomendados para você: