Diabetes: conheça seus sintomas e como é feita a prevenção!

Conheça tudo sobre a diabetes e veja como se prevenir para que ela não evolua.Conheça seus sintomas e como ela age no corpo

No mundo atual, vivemos em uma época em que a má alimentação e sedentarismo, infelizmente se tornaram modo de vida para muitas pessoas. E infelizmente, com isso propicia-se o surgimento de várias doenças, como por exemplo a diabates, que embora também tenha causas genéticas, pode ter seu surgimento facilitado por uma qualidade de vida ruim. Você vai conhecer no artigo de hoje mais sobre os tipos de diabetes, sintomas e formas de prevenção.

O que é a diabetes?

Indo direto ao assunto, o diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, a sua produção é insuficiente ou quando o corpo não é capaz de fazer bom uso da insulina que produz. O tipo 1 é caracterizado essencialmente por não haver produção desse hormônio no pâncreas. Já o tipo 2 é fundamentalmente caracterizado pela dificuldade de uso da insulina produzida. Os casos do tipo 1 aparecem geralmente na infância e na adolescência; já o tipo 2 atinge com mais frequência indivíduos adultos.

Quais os Tipos de diabetes existentes?

Diabetes tipo I – com ocorrência em cerca de 5 a 10% dos pacientes diabéticos, é uma variação da doença na qual o pâncreas deixa de produzir a insulina ou produz em pouca quantidade, fazendo com que os anticorpos produzidos pelo organismo ataquem as células que produzem aquele hormônio, exigindo a reposição diária com injeções;

Diabetes tipo II – esse tipo de diabetes se dá em função dois fatores: a diminuição na produção de insulina e a resistência do organismo ao hormônio, podendo ou não exigir aplicações diárias de injeções. O diabetes do tipo II ocorre com mais frequência entre pessoas com mais de 40 anos;

Anúncio Patrocinado:
   

Diabetes gestacional – como o próprio nome indica, acontece durante a gravidez, geralmente em função do aumento de peso em excesso da gestante.

 

Conhecendo os Sintomas do diabetes

 

Alguns dos sintomas mais famosos são:

diabetes sintomas

Ao notar a ocorrência de um ou mais deles, dirija-se ao médico para que ele faça os exames e verifique se realmente existem problemas.

Como prevenir o diabetes?

A obesidade e o excesso de peso são os principais fatores de risco para diabetes tipo 2, que afeta de 90 a 95% das pessoas com diabetes. Manter um peso saudável e estilo de vida baseado em uma alimentação saudável e atividade física regular pode prevenir muitos casos de diabetes tipo 2.

Para as pessoas que já têm diabetes, é importante manter um nível de glucose adequado no sangue, a fim de prevenir ou retardar complicações crônicas como a cegueira, neuropatia, doença renal ou insuficiência vascular periférica, que podem conduzir a amputações de membros, entre outras sequelas.

Existem algumas práticas que podem contribuir para evitar o diabetes, em especial, nas pessoas com histórico familiar da doença. São elas:

  • Evitar o fumo;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Realizar atividades físicas regularmente;
  • Evitar medicamentos que agridam o funcionamento do pâncreas;
  • Manter o controle do peso;

Bom pessoal, novamente lembrando que um médico deve ser sempre consultado em qualquer dúvida a respeito dessa doença tão grave, mas que pode ser de boa convivência, que é a diabetes.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *