Dermatite: sintomas, como ocorre e como tratar!

Dermatite causa bastante incômodo, mas tem cura e tratamento, confira como ele é feito e saiba tudo sobre esse tipo de alergia.

Nosso corpo tem muitas particularidades em relação a como reagem a diferentes experiências, enquanto alguns compostos são consumidos e podemos ter contato com eles normalmente, para outras pessoas isso pode desencadear uma perigosa reação alérgica. E uma das mais conhecidas é a dermatite. A dermatite é uma reação alérgica da pele, que causa muito incômodo e pode piorar se não for tratada. Leia esse artigo para ter maiores informações

dermatite sintomas

Ela pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente por alergia ou contato da fralda com a pele, e pode ser causada pelo contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca.

Sintomas

Geralmente os sintomas desse problema  podem aparecer em qualquer parte do corpo e causam:

  • vermelhidão;
  • coceira;
  • descamação;
  • formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente;

Perguntas frequentes:

1-Essa doença tem cura?

Sim, tem cura.

2-Como é feito o tratamento?

O tratamento da dermatite depende do seu tipo e causa, mas, normalmente, pode ser feito com remédios ou cremes prescritos pelo dermatologista. Siga essa leitura e saiba mais sobre os tipos diferentes.

Principais tipos de dermatite

1. Dermatite atópica

Esse é um tipo crônico caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas acinzentadas acima da pele, que causam coceira e, por vezes, descamação, especialmente em dobras de pele.

Como tratar: normalmente pode ser controlada com remédios anti-histamínicos e cremes hidratantes ou corticoides.

dermatite

2. Dermatite seborréica

A dermatite seborreica é uma inflamação da pele que provoca o surgimento de vermelhidão na pele ou descamação da pele, especialmente no couro cabeludo e algumas áreas do corpo, podendo também ser conhecida como caspa.

Como tratar: geralmente é tratada com o uso de shampoos anti-caspa, como os da Linic ou da Clear, ou pomadas corticoides como Cortitop ou Bepantol.

3. Dermatite herpetiforme

A dermatite herpetiforme é uma doença de pele crônica, causada pela intolerância ao glúten, que se caracteriza por pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira.

Anúncio Patrocinado:

Como tratar: o tratamento deve ser feito com uma dieta pobre em glúten e ingestão de remédios.

4. Dermatite ocre

A dermatite ocre, ou dermatite de estase, é caracterizada pela coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos devido ao acúmulo de sangue, especialmente no caso de varizes.

Como tratar: o tratamento, geralmente, é feito com repouso, utilização de meias elásticas e elevação das pernas.

5. Dermatite alérgica

A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, provoca o surgimento de bolhas, coceira e vermelhidão em locais da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritante, como, por exemplo, bijuteria ou produtos cosméticos.

Como tratar: deve-se evitar o contato entre a pele e a substância alérgena, assim como aplicar cremes emolientes.

6. Dermatite esfoliativa

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca o surgimento de descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas.

Como tratar: geralmente é necessário internamento hospitalar para fazer remédios corticoides diretamente na veia.

Outros tipos de dermatite

Além dos tipos descritos acima, existem ainda outros tipos comuns de dermatite que incluem:

  • Dermatite de fralda: também pode ser conhecida como assadura e é caracterizada pela irritação da pele do bebê na área coberta pela fralda devido ao contato da pele com o plástico da fralda, e que pode ser tratada com pomadas para assadura e limpeza adequada do local;
  • Dermatite perioral: é caracterizada pelo aparecimento de manchas irregulares rosadas ou avermelhadas na pele ao redor da boca, mais comum em mulheres entre os 20 e os 45 anos.
  • Dermatite numular: consiste no surgimento de manchas arredondadas que ardem e coçam, que evoluem para bolhas e depois crostas devido ao ressecamento da pele e infecções bacterianas, e que pode ser tratada com antibióticos, cremes e injeções de corticoides.

Vale lembrar que para qualquer tipo de dermatite é recomendado consultar o dermatologista para fazer o diagnóstico correto do problema e iniciar o tratamento adequado. Não nos responsabilizamos pelo ma uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet.

Deixe seu comentário, informe-se e pergunte! Cuide-se!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *