Dermatite Seborreica (Caspa): como ocorre? como tratar?

Dermatite Seborréica(Caspa) ocorre com mais frequência do que se imagina, mas a boa notícia é que existe tratamento, confira tudo neste artigo!

Nossa pele e nossos cabelos vivem expostos ao ambiente e as ações do sol, ento, humidade. Infelizmente é aí que alguns microorganismos acabam se aproveitando e nos trazendo problemas. Hoje por exemplo vamos falar da dermatite seborreica, que é popularmente conhecida como caspa. Os cuidados são trabalhosos, mas sim, existe cura. Acompanhe conosco e conheça os sintomas e como ocorre

O que é a caspa?

dermatite seborreica caspa

Em sintese, a caspa é o resultado da descamacao da pele, capaz de provocar uma queda anormal do cabelo. E, conquanto não represente qualquer risco para a saude do indivíduo, ela pode se lhe revelar como uma verdadeira fonte de embaraço, além do grande incomodo que, talvez, a coceira venha a provocar. Contudo, vale salientar que o problema nem sempre esta associado à falta de higiene.

Enquanto uma pessoa saudável elimina as células mortas de uma forma imperceptível, quem tem a doença acumula essas escamas sobre áreas de grande produção sebácea provocando irritação, coceira e consequentemente uma eliminação visível desses resíduos esbranquiçados. Conhecida por dois tipos diferentes, a caspa pode aparecer na versão seca – com escamas que parecem pequenos flocos e geralmente são vistas caídas sobre os ombros – ou oleosa, produzindo placas mais grossas que aparecem visivelmente grudadas nos cabelos.

Por que isso ocorre?

Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, dentre eles:

  • Couro Cabeludo Oleoso: geralmente, a maioria das pessoas pensam que um couro cabeludo seco é que provoca a caspa, mas é o contrário. A oleosidade da pele da cabeça é fator determinante para o aparecimento da caspa;
  • Microorganismos: talvez você estranhe ao ler isso, mas é verdade: você possui inúmeros microorganismos em seu couro cabeludo. As secreções produzidas naturalmente pela nossa pele tendem a manter a população desses “hospedeiros” controlada, mas alguns distúrbios podem comprometer esse controle e favorecer o aparecimento da caspa;
  • Estresse: fator emocional pode contribuir e muito para uma desordem na produção de secreções. Isso afeta diretamente o controle de microorganismos que falamos anteriormente;
  • Tempo Frio: o tempo frio pode, em alguns casos, favorecer o aumento da caspa;
  • Álcool e Gordura em Excesso: alguns estudos dizem que o álcool e o consumo de gordura podem contribuir diretamente para o aumento da caspa;
  • Excesso de Tratamentos Químicos para o Cabelo: tintura, alisamento ou permanentes são alguns dos tratamentos que, em excesso, podem contribuir para o aparecimento e/ou o aumento da caspa;
  • Distúrbios Hormonais: a produção de secreções pode ser influenciada por alguns distúrbios de hormônio;

Como tratar a Dermatite Seborreica (Caspa)

dermatite seborreica

Anúncio Patrocinado:

Existem algumas ações que são normalmente tomadas que costumam ajudar no seu tratamento. Sim, as caspas não têm cura definitiva, mas podem ser controladas. Existem xampus anticaspa, que contêm princípios ativos que procuram diminui-las. Os mais usados têm como base zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros. Se a descamação for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo dermatologista.

Medidas para evitar que ela surja

Higiene

Lave periodicamente os cabelos, pois a higiene dos mesmos contribui para remoção de agentes poluidores como poeiras, resíduos industriais e elimina a oleosidade excessiva. Lavar a cabeça todo dia não causa queda de fios; apenas elimina os que iam cair de qualquer forma.

Alimentação 

Procure uma alimentação saudável que inclua frutas, legumes, alimentos protéicos evitando o uso de gorduras animais e açucares em excesso, já que essas últimas agravam o quadro. A alimentação equilibrada é uma grande aliada , pois a caspa também tem relação com desnutrição e, distúrbios digestivos.

Bebidas Alcoólicas 

O álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que estas glândulas passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa.

Stress

Tente evitar situações estressantes, procurando tirar folgas aos finais de semana e ir para locais isolados e relaxados.O stress é um dos maiores responsáveis pelo surgimento da caspa. Frequentar terapia também pode surtir bons resultados.

Lavar a cabeça diariamente causa caspa?

caspa evitar

Mito. O tratamento da caspa consiste em lavar a cabeça diariamente com água morna (mais para fria) para que o excesso de células seja removido e para que os ativos dos xampus possam agir no couro cabeludo e tratá-lo.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido essas super informações e que consigam cuidar dos seus cabelos com sucesso. Procure sempre seu dermatologista ao menor sinal de problemas ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *