Clareamento dental: Entenda como é feito!

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



“Um sorriso bonito abre portas”. Não pense que essa afirmação está apenas no senso comum… É fato que dentes brancos e alinhados, bom hálito e sorriso aberto pode ser a porta de entrada para um novo emprego, novas amizades ou até um novo amor! Pensando nisso, hoje vamos esclarecer todas as dúvidas acerca dos procedimentos de clareamento dentário. Continue lendo para saber tudo!

clareamento dental como funciona

Tipo de clareamento

Basicamente, existem dois tipos de clareamento dentário: Os feitos no consultório do dentista e os clareamentos feitos em casa. Ainda existe uma terceira modalidade, que combina sessões no consultório e uso de produtos em casa. Em ambos são utilizados a mesma substância: um gel a base de peróxido de hidrogênio ou carbamida. Entenda como funciona cada um deles:

  • No consultório:

Os tratamentos feitos em consultório tendem a durar menos tempo, já que nele, o dentista usa o gel clareador em sua forma mais concentrada. Outra questão que você também deve saber é que, quando o procedimento é realizado juntamente do dentista, é necessário dar um intervalo de no mínimo 15 dias entre as sessões, sendo que são necessárias entre duas e três vezes, com cerca de uma hora cada.

Além disso, nas sessões feitas em consultório o dentista faz uso de uma luz LED ou laser, que tem a função de potencializar os efeitos do gel. Porém, os dentistas ainda discutem se o uso da luz pode causar danos ao esmalte do dente.

  • Em casa

A outra forma de clarear os dentes é fazendo o tratamento em casa, que como dissemos, usa o mesmo gel como base, porém em menor concentração (para o clareamento em casa a concentração do gel chega a ser sete vezes menor do que no tratamento em consultório). Para fazer o clareamento em casa, você deve procurar um dentista, que vai fazer um molde dos seus dentes, para que você possa depositar o produto e encaixar perfeitamente na sua arcada dentária.

No caso do clareamento em casa, o tratamento dura entre 15 e 20 dias, e você pode usar a moldeira com o produto ao dormir, ou por algumas horas no dia. Alguns dentistas acreditam que esse procedimento pode ser mais duradouro, já que o produto fica em contato com os dentes por mais tempo.

Anúncio Patrocinado:
   
  • No consultório + Em casa

Talvez esse seja o método mais utilizado pelos dentistas graças a sua eficácia. Ele combina os dois métodos anteriores, ou seja, além de sessões no consultório, você também usa o gel clareador em casa.

clareamento-dental

Cuidados a serem tomados durante o tratamento de clareamento dentário

Durante o tratamento, o paciente precisa tomar alguns cuidados, afim de obter melhores resultados no clareamento. Veja quais são:

  • Não fumar. Sabe-se que o fumo é um dos maiores responsáveis pelo escurecimento dos dentes
  • Não ingerir bebidas escuras ou que que podem conter corantes, como o café, vinho, sucos, alguns tipos de chás, e refrigerantes como Coca Cola e Pepsi
  • Não comer alimentos com cores fortes ou corantes como o açaí, molho de tomate, a beterraba. Também deve-se evitar balas e doces muito coloridos. 
  • Não bochechar com soluções coloridas, como os enxaguantes bucais, à base de álcool

Quem pode fazer?

De forma geral, qualquer pessoa pode fazer clareamento nos dentes, desde que tenha no mínimo 15 anos. Além disso, dentes restaurados também podem ser clareados, e nos implantes mais modernos também é possível fazer o tratamento. Porém, o dentista é o profissional mais indicado para fazer a avaliação das condições e indicar o tempo e intensidade adequada de tratamento.

Quanto tempo dura?

A durabilidade do clareamento vai depender muito dos hábitos do paciente, já que os cuidados que citamos acima, devem ser seguidos mesmo depois do tratamento. Por exemplo, se você é uma pessoa que toma muito café, o seu clareamento pode vir a durar menos tempo do que uma pessoa que não toma a bebida constantemente. Mas, de forma geral o tratamento dura em torno de três anos.

Agora que você já sabe tudo sobre o clareamento dental, procure um dentista da sua confiança para realizar o tratamento e… Sorria!

Gostaram o post de hoje, meninas? Então continue acompanhando o Guia do Corpo e fique sempre bem informada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *