Chicória: conheça 7 benefícios para a Saúde!

Chicória é um excelente alimento e pode ajudar bastante a sua saúde, conheça agora todos os seus benefícios!

Um dos pilares da medicina preventiva, é o foco em que a pessoa tenha sempre uma alimentação saudável e sem gorduras saturadas, abundante em frutas e vegetais.Isso faz com que você evite vários problemas, como AVC, infarto e obesidade. Muitas pessoas não respeitam isso, até apelando para remédios químicos para emagrecer, como por exemplo o Nutrilipo e perdem a chance de ter mais qualidade de vida. Um desses vegetais que fazem muito bem para a saúde, é a chicória, a qual iremos explicar todos os benefícios e como ela age no corpo. Acompanhe conosco.

O que é a Chicória

Indo direto ao assunto, a chicória é uma hortaliça pertencente a mesma família dos alfaces e margaridas. Além disso, a Chicória (Cichorium endivia) é nativa da Índia. Existem variedades de folhas crespas e de folhas lisas, chamada também de escarola. Ela se destaca por ser um alimento com diversos nutrientes e propriedades medicinais.

Uma de suas vantagens é o seu baixo valor calórico, 100g da hortaliça equivalem a apenas 20 calorias, por isso ela está tão presente nas diversas dietas para emagrecimento.

Ficha técnica

  • Nome Científico: Cichorium endivia
  • Nomes Populares: Chicória, Chicarola, Endiva, Endívia, Escarola
  • Família: Asteraceae
  • Categoria: Folhas e Flores, Plantas Hortícolas
  • Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: Ásia, Índia
  • Altura: 0.9 a 1.2 metros
  • Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Anual

Benefícios da Chicória

Prebiótico – A raiz das chicórias tem ação prebiótica graças a uma substância chamada inulina que age com alimentos probióticos para manter as bactérias boas do intestino em ação, prevenindo doenças como o diabetes, as infecções, melhorando a imunidade, as alergias, o câncer do intestino e doenças cardiovasculares.

Efeito diurético – ela é benéfica na eliminação de toxinas que ficam armazenadas no fígado e no rim e mesmo para ajudar a reduzir o inchaço no abdômen em decorrência da retenção de líquidos.

Combate a doenças vasculares e cardíacas – Para o coração a chicória é muito benéfica, por causa da inulina, que tem o poder de reduzir os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol ruim. Quando as suas taxas estão altas, é maior o risco de doenças como arteriosclerose, ataques de coração, acidente vascular cerebral e pressão alta. A planta ajuda a combater essas doenças também por conta dos fenóis, antioxidantes que previnem as doenças cardiovasculares.

Anúncio Patrocinado:

Apetite voraz – ela também é indicada para abrir o apetite, para uma boa digestão e no tratamento em casos de problemas de fígado, dos rins, vesícula, baço e apendicite, além de gastroenterite e icterícia.

Vitaminas – as folhas de chicória são bastante nutritivas. Elas contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro fósforo.

Ação Antioxidante – A ação antioxidante deste alimento combate os radicais livres e previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células; já as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e a liberação de toxinas.

Digestão eficaz –  O chá feito pela infusão das folhas e flores da planta ajudam a melhorar a digestão.

Receita de Suco de chicória que emagrece

suco de chicoria

Prepare esse suco super nutritivo em casa e veja que delicia é fazer bem para sua saúde.

Ingredientes:

  • 1 limão espremido
  • 1 folha de chicória
  • 1 folha de hortelã
  • 1 pitada de gengibre em pó
  • 200 ml de água

Modo de Preparo:

Bata a chicória e a hortelã com água no liquidificador por alguns minutos e, em seguida, acrescente os demais ingredientes. Misture no aparelho por mais 3 minutos, passe pelo coador e beba imediatamente para não perder os nutrientes do suco.

Conclusão

Como puderam ver, vale muito a pena incluir esse vegetal e sua alimentação não é verdade?

Esperamos que tenham gostado das informações e fiquem a vontade para deixar nos comentários alguma sugestão de conteúdo que vocês tiverem.

Até a próxima!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *